Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Papai Noel dos canelas-verdes

Confira a coluna

Eduardo Maia | 28/11/2024, 16:41 h | Atualizado em 28/11/2024, 16:41

Imagem ilustrativa da imagem Papai Noel dos canelas-verdes
Governador Renato Casagrande e o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo mantêm parceria política |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Durante o 23º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) ocorrido ontem, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) aproveitou a presença do governador Renato Casagrande (PSB) para fazer um trocadilho com a parceria municipal e estadual e a proximidade do Natal.

Segundo ele, haverá este ano um “Natal muito bonito em Vila Velha”, e o governador, com Papai Noel, vai trazer vários presentes para a cidade. “Estou sabendo agora disso, está bom, vou fazer isso”, respondeu Casagrande, em tom humorado.

A brincadeira, que tirou gargalhadas dos presentes, aponta para um cenário: evidencia ainda mais a parceria política e institucional entre Arnaldinho e Casagrande para o futuro. Os dois prometem para os próximos anos, por exemplo, a melhoria da retroárea portuária canela-verde e ciclovias que vão cortar mais de um município. Lembrando que 2026 é logo ali.

Vereadores em cena

Além do governador e prefeito, outras diversas autoridades participaram do evento. Vereadores eleitos de Vila Velha como Hércules Silveira (PP), Osvaldo Maturano (PRD), Joel Rangel (Podemos) e Patrícia Crizanto (PSB) marcaram presença. Os últimos três, inclusive, são apontados como possíveis escolhas para presidir o Legislativo canela-verde.

Novos secretários

O prefeito eleito de Guarapari, Rodrigo Borges (Rep), está terminando de definir o secretariado que vai assumir as pastas em janeiro. O martelo foi batido em torno dos nomes do presidente da ABIH-ES, Fernando Otávio em Turismo, como Plenário antecipou; e do engenheiro de pesca Antonio Carlos Cavalcanti, que assumirá a inédita Secretaria de Pesca.

Foi buscar a bênção do Papa

Vice-prefeito eleito de Cachoeiro, Júnior Corrêa (Novo), está em viagem de cunho religioso na Itália. O político, que já demonstrou desejo em se tornar padre, esteve ontem na Praça de São Pedro, no Vaticano, e observou o Papa Francisco rezando pelos fiéis durante a bênção apostólica.

Passos do pai

Boatos de que as duas filhas do senador Magno Malta (PL) podem disputar algum cargo nas eleições de 2026 circulam há alguns meses. Entretanto, nos bastidores, não há definição sobre isso.

Segundo interlocutores da sigla, a filha mais velha do senador, Magda Malta, conhecida como Maguinha, realmente teria vontade de seguir os passos políticos do pai, mas não é garantia de que ela dispute em 2026. Karla, porém, não teria o desejo.

Congresso de gestores eleitos trará sinais

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o Sebrae-ES e governo do Estado realizarão, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Vitória, o Congresso Novos Gestores 2025-2028. Expectativa é de que a maioria dos prefeitos eleitos participe. O encontro terá o tema “Municipalismo na construção do Espírito Santo mais forte”. Interlocutores apontam que, além disso, a discussão sobre o próximo presidente da Amunes deve acontecer nos bastidores.

Galeria

Moraes mandou soltar

O ministro do STF Alexandre de Moraes mandou soltar ontem a capixaba Rosaneide Rodrigues Souza (PL). Ela havia sido presa pela 1ª vez por conta dos atos de 8 de janeiro. Depois foi solta, mas por não ter obedecido cautelares, foi novamente presa. Ontem, porém, o ministro assinou a soltura. Originalmente, Rosaneide iria disputar vaga na Câmara de Vila Velha, em outubro passado.

Depois da eleição...

Deputado estadual Bruno Resende (União), que durante as eleições de Cachoeiro apoiou a candidatura de Diego Libardi (Republicanos), se encontrou com o prefeito eleito, Ferraço (PP). Depois de passada a eleição, devem trabalhar em sinergia.

Ponte com judiciário

Prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), esteve com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Francisco Berdeal. “Diálogo entre os poderes e instituições é essencial para promover o progresso da sociedade”, disse o pedetista

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: