Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Jogo político vai ser “jogado”

As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 06/05/2025, 13:14 h | Atualizado em 06/05/2025, 13:14

Imagem ilustrativa da imagem Jogo político vai ser “jogado”
Eduardo Maia

Nas últimas semanas, o tabuleiro do “jogo político” capixaba tem se movimentado em diversas frentes. Houve a confirmação da federação entre Progressistas e União Brasil, e o martelo para a fusão do PSDB com o Podemos também foi batido.

Nos bastidores, a frase que mais tem se repetido é: “o jogo está aberto e vai ser jogado”. Tem sido proferida por interlocutores de várias lideranças. Apesar disso, nem seria preciso, visto que o deputado Josias Da Vitória (PP) já confirma que a federação vai participar ativamente dos acordos para vagas majoritárias, incluindo sobre a cadeira para o Palácio Anchieta.

Além dele, os movimentos dos prefeitos de Vila Velha e Cariacica, Arnaldinho e Euclério (MDB), respectivamente, continuam a se intensificar, apesar de estarem envolvidos no projeto de Casagrande (PSB). Todos, porém, estão atentos no “cavalo arreado”, que pode passar a qualquer momento.

Climão em Linhares?

Após a possível visita de Lula ao Estado ter sido cancelada na semana passada, surgiu uma nova data: 16 de maio, conforme Plenário havia antecipado. Entre lideranças políticas da cidade, porém, paira a dúvida de como o Presidente será recebido, visto que os políticos da região, junto da maioria do eleitorado, são mais identificados com a direita conservadora.

Balança equilibrada

Prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Rep) recebeu o prefeito de Vitória, Pazolini (Rep), para o festival “A Moqueca é Aqui”. Ambos são da mesma sigla, e Pazolini chegou a gravar vídeo a favor de Borges na campanha de 2024. Borges esteve também com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), na semana passada. Tem equilibrado diálogo com as duas alas.

Desafiado pela Geração Z

Imagem ilustrativa da imagem Jogo político vai ser “jogado”
Secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil) em vídeo nas redes sociais |  Foto: Reprodução/Instagram

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil), publicou um vídeo testando seus conhecimentos sobre os termos utilizados pela Geração Z — nascidos entre 1997 e 2012. “BTS? o que é isso?”, perguntou o secretário sobre o grupo musical sul-coreano de K-Pop.

Fiel escudeiro

Após a criação do União-Progressista, a filiação de Euclério Sampaio (MDB) ao União tornou-se improvável. Motivo: não quer se transferir de partido para ser um presidente “figurante”.

Nesse aspecto, deputado federal Messias Donato (Rep), seu fiel escudeiro, deve continuar no Republicanos.

“Gratidão não tem prazo de validade. Claro que seguirei conselhos e orientações do melhor prefeito do Brasil, Euclério”, ressaltou Donato.

Sinais cada vez mais claros entre pai e filho

O filho do ex-prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), conhecido por Serginho (PDT), gravou vídeo simbólico homenageando o pai. Para o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, disse que Sergio, também médico, o levou a escolher a Medicina. “O amor do meu pai pela profissão me encantou, e isso me convidou a seguir o mesmo caminho”, disse Serginho. A analogia para a iminente entrada de Serginho na vida política tem sido feita pelos pedetistas.

Galeria

Saída “não procede”

Nos últimos dias, surgiu a informação de que o secretário de Governo de Vitória, Erick Musso (Rep), deixaria a função para focar no projeto de Lorenzo Pazolini (Rep) ao governo. À coluna, Musso afirmou que a informação não procede e que não há previsão para que ele deixe a pasta.

Alô, Colatina...

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), firmou acordo para doação de 50 pistolas para a Guarda Municipal de Colatina. “Doaremos para que a cidade tenha guarda armada e enfrequente a violência. Viva Colatina, Vila Velha e o Espírito Santo”. Aceno de Arnaldinho ao eleitorado do Noroeste começou.

Investimento no Esporte

Amanhã o vereador Bruno Malias (PSB) conduzirá reunião da Comissão de Esportes e Lazer da Câmara de Vitória, da qual está como presidente interino durante o afastamento do vereador Camilo Neves (PP). A sessão terá a participação do Grupo de Estudos de Gênero e Esporte (Grupa).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: