Incorporação do PSDB ao Podemos deve ser selada nesta terça-feira
Com isso, PSDB chegará ao fim. Podemos irá se beneficiar no Estado
Após ter mantido conversas com PSD de Gilberto Kassab e MDB de Baleia Rossi, o PSDB deve mesmo ser incorporado ao Podemos, presidido em âmbito nacional por Marconi Perillo. Está marcada para acontecer nesta terça-feira (18) uma reunião entre as Executivas nacionais do Podemos e do PSDB. Expectativa é de que acordo seja selado na ocasião.
A coluna Plenário já havia antecipado a informação no último dia 6 de fevereiro, quando foi publicado que o PSDB estava próximo do fim. Na oportunidade, lideranças como o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e a presidente nacional do Podemos, também deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) se encontraram para alinhar os últimos detalhes.
Mesmo com a incorporação, as informações dão conta de que o novo Podemos vai manter em aberto as conversas com Gilberto Kassab (PSD) e Baleia Rossi (MDB) para uma possível federação ao longo do ano.
O fato foi apurado pela coluna com fontes do Podemos nacional. Com a incorporação, o cenário político não somente do Estado irá mudar, como de todo o País. Também há expectativa de diversas mudanças por conta das eleições de 2026.
A partir do momento em que os tucanos forem incorporados, o Podemos, presidido em âmbito estadual pelo deputado federal Gilson Daniel, ganhará ainda mais musculatura. Irá passar a totalizar 180 vereadores — será a sigla com maior número no Estado —, 15 prefeitos, 18 vice-prefeitos, 4 deputados estaduais, 2 federais e 1 senador. O número de urna do partido continuará sendo 20, e o nome será mantido: Podemos.
Atualmente, os deputados estaduais do PSDB na Assembleia Legislativa (Ales), por exemplo, são Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite. Este último é o atual presidente dos tucanos e líder de governo na Ales.