Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Gratidão ao PL e planos incertos

Confira a coluna de sábado (01)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 03/02/2025, 14:16 h | Atualizado em 03/02/2025, 14:16

Imagem ilustrativa da imagem Gratidão ao PL e planos incertos
Eduardo Maia

Coronel Alexandre Ramalho se filiou ao PL em março do ano passado para disputar a Prefeitura de Vila Velha. Não teve êxito. Recebeu pouco mais de 42 mil votos. Após o pleito, Ramalho tirou um tempo para descansar e pensar nos próximos passos.

Já em janeiro, duas situações chamaram atenção. Amigos pessoais de Ramalho, que o acompanham há anos e estiveram juntos dele durante a campanha, foram nomeados na Prefeitura de Vitória. Anderson Barbosa, que foi coordenador de campanha, na Secretaria de Desenvolvimento; e Leonardo Rodrigues, na Secretaria de Governo, comandada por Erick Musso.

Por conta disso, interlocutores apontaram que Ramalho poderia estar se aproximando — novamente — do Republicanos. À coluna, o Coronel ressaltou ter gratidão e fidelidade ao PL e a Magno Malta e disse que não houve diálogo nesse sentido. Mas que “existe possibilidade para tudo na política”.

Pode ser lá ou cá

Segundo Ramalho, tudo vai depender de seus projetos futuros. “Respeito Pazolini, Erick, mas continuo no PL aguardando os próximos passos. São conversas para o futuro, a depender do nosso projeto que ainda não está definido. Tanto pode ser o PL, como outro partido. Mas é importante ressaltar o sentimento de gratidão ao senador Magno Malta”.

Namoro quase rolou

Cabe lembrar que antes se filiar ao PL, Ramalho esteve com quase os dois pés dentro do Republicanos. Houve diversas reuniões com o presidente Erick Musso para a filiação, mas no momento final, ele decidiu pelo PL. Nos bastidores, da parte do Republicanos, ainda há desejo em trazer o Coronel. “É uma possibilidade tratada como real”, disse uma fonte.

Está “ensinando” o caminho

Governador Casagrande (PSB) levou o vice, Ricardo Ferraço (MDB), para comer as famosas “barrinhas de cereal”, que na verdade são torresmos. “Ensinei para Ricardo o caminho da barrinha”, disse Casagrande, de forma humorada. Foco a médio prazo da dupla, porém, é o “caminho” ao Palácio Anchieta.

Continua focado

Presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo (MDB) continua participando do projeto Amunes na Estrada. Em Cachoeiro de Itapemirim, fez questão de deixar claro que seu candidato ao governo em 2026 é Ricardo Ferraço (MDB).

Além disso, outro objetivo de Pingo é uma das 30 cadeiras da Assembleia Legislativa. Ex-prefeito de Ibatiba, já há alguns anos, tem trabalhado com esse objetivo traçado.

Lista tríplice deve ser revelada até março

Após ter sido definida a lista com os seis nomes que disputam uma vaga de desembargador da classe dos advogados, a expectativa é de que até março haja a lista tríplice. Os três nomes definidos pelos desembargadores do TJ-ES serão enviados ao governador, que será o responsável por fazer a escolha definitiva. Disputam Adriano Pedra, Alexandre Puppim, Américo Mignone, Erfen Ribeiro, Sarah Merçon-Vargas, e Vinicius Pinheiro de Sant’Anna.

Galeria

Não foram contemplados

Conforme publicado pela coluna, nenhum dos vereadores de 1º mandato em Guarapari foi escolhido para fazer parte da Mesa Diretora no início do mês. Agora, com as comissões temáticas distribuídas, outra vez nenhum foi escolhido para fazer parte.

Não foram contemplados II

Vereadora Tainá Coutinho (PRD) chegou a protocolar um pedido na Casa para que possa integrar as comissões das quais possui conhecimento técnico. Cabe lembrar que ela é advogada.

Primeiro prefeito do Novo

Mesmo que de forma interina, o vice de Cachoeiro, Júnior Corrêa, transformou-se no 1º prefeito da história do Novo no Estado — sigla presidida por Iuri Aguiar. Prefeito Ferraço (PP) tirou licença por motivos de saúde.

Melhorias na Praça do Papa

Vereador de Vitória, Pedro Trés (PSB) protocolou uma indicação solicitando à Prefeitura de Vitória que sejam tomadas providências urgentes para a melhoria da iluminação e correção de buracos na Praça do Papa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: