Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Fim da briga em Vila Velha?

Leia a coluna de terça-feira (24)

Eduardo Maia | 26/12/2024, 13:42 h | Atualizado em 26/12/2024, 13:42

Imagem ilustrativa da imagem Fim da briga em Vila Velha?
Eduardo Maia

Terminou ontem o prazo para que vereadores protocolassem chapa à presidência da Câmara de Vila Velha. Apesar de parlamentares contrários à ideia da eleição de Osvaldo Maturano (PRD) – candidato do prefeito Arnaldinho (Podemos) –, terem prometido que iriam lançar algum nome, não tiveram sucesso.

A ideia caiu pois os nomes considerados mais fortes da oposição: Rogério Cardoso (Podemos), Renzo Mendes (PP), e Flávio Pires (Agir), sacramentaram apoio a Maturano ontem. Um deles disse à coluna que o grupo decidiu se juntar ao escolhido de Arnaldinho pela garantia de governabilidade. “Não vamos criar instabilidade por conta de presidência”, admitiu.

Entretanto, para alguns vereadores, a “briga” está longe de acabar. Mesmo votando em Maturano, por influência do prefeito, a resistência continua grande. Há expectativa de embates ferrenhos sobre esse tema já no início da legislatura.

Movimento foi tardio

Alguns vereadores até tentaram convencer o prefeito a escolher outro nome que não fosse Maturano, mas esse movimento aconteceu, sobretudo, depois de Arnaldinho escolhe-lo. Caso tivesse acontecido antes, e Maturano não conseguisse maioria, aliados do prefeito apontam que haveria chance. Hoje, porém, Maturano já está tecnicamente eleito.

Alô, secretaria!

Conforme Plenário publicou algumas vezes, a possibilidade de Arnaldinho convocar vereadores eleitos pelo Podemos para integrar secretarias tem crescido. Joel Rangel, nos bastidores, seria favorito para conseguir uma do 1º escalão. Também há possibilidade de Anadelso ou Léo Pindoba. As suplências são de George Alves e Adriana Meireles.

Lutando pela causa animal

Imagem ilustrativa da imagem Fim da briga em Vila Velha?
|  Foto: Redes Sociais

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União), esteve em Aracruz junto ao prefeito Dr. Coutinho (PP) para participar da feira de adoção de animais do município. Aproveitaram para brincar com os cachorros que estavam disponíveis e para posar ao lado do mascote da campanha.

Encontro do PT

O ex-governador Vitor Buaiz esteve junto ao ex-ministro de Lula, José Dirceu, para entregá-lo a Comenda Camarada. Lideranças petistas locais como a presidente Jack Rocha e Perly Cipriano também estiveram no evento.

“Momento foi de reencontro com nossa história, com nossa gente e com os sonhos que nos movem”, disse Dirceu. Uma das estratégias do PT é trazer lideranças nacionais ao Estado para atrair militantes mais jovens.

Scaramussa define novos nomes em secretariado

O prefeito eleito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), escolheu mais dois nomes para seu secretariado. A saúde, considerada uma das pastas mais importantes da gestão, ficará a cargo do especialista em Gestão em Saúde e Gestão Financeira, Phablo Gabriel Dobrovolsky. Atualmente, ele ocupa cargo de gerente administrativo e financeiro do Hospital Rio Doce. Já a engenheira civil Poliana Mantovani estará à frente do Desenvolvimento Urbano.

Galeria

Festejada por aliados

O nome da vice-prefeita eleita de Vitória, Cris Samorini (PP), foi repetido algumas vezes durante a prestação de contas do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). A chegada dela à gestão é festejada por aliados.

Solidariedade

Deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) reverteu seu tíquete-alimentação para a compra de leite e doces para crianças e adolescentes de algumas instituições pelo Estado. Segundo ele, foram cerca de 500 pessoas beneficiadas.

Relatório entregue

A equipe de transição de mandato do prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), entregou ontem o relatório final, formalizando a conclusão dos trabalhos com diagnósticos e perspectivas positivas. Weverson destacou a relevância do trabalho realizado pela equipe. Segundo o coordenador dos trabalhos, Pablo Lira, a prefeitura está bem estruturada, o que permite condições de avançar nas políticas públicas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: