Você é responsável pelo modo como sua vida está
Coluna foi publicada no sábado (02)
É muito comum você responsabilizar alguém pelos problemas da sua vida e pelas dificuldades que encontra no dia a dia. Você é do tipo de pessoa que sempre culpa alguém por não ter feito alguma coisa por você?
O mundo está cheio de gente assim. Os filhos acham que os pais não os entendem. As esposas acham que os maridos são frios com elas. Os maridos acham que suas esposas não lhes dão a devida atenção. Os empregados acham que os patrões não os valorizam. Há pessoas que se acham sempre perseguidas e rejeitadas por nada dar certo para elas.
Pessoas preocupadas somente em si próprias não conseguem perceber que os outros com quem convivem têm dificuldades na vida também. Para elas os seus problemas sempre serão maiores. Dizem com frequência que ninguém entende o tanto que elas são sofredoras.
Para te ajudar a não ficar nesse lugar de vítima, existe uma frase que você pode imprimir ou escrever num papel e em seguida colar na parte debaixo do seu espelho.
A mensagem é: “Você está diante da única pessoa capaz de fazer alguma coisa por você mesma”. Assim, toda vez que se olhar no espelho para se pentear, escovar dentes ou se maquiar, buscará dentro de si uma força que ajudará a superar um desafio que esteja enfrentando naquele momento.
A frase do espelho será um lembrete diário para que você encontre a sua força interior e use-a para a superação dos seus problemas. Você precisa se esforçar e descobrir formas de se ajudar.
Há aqueles que mesmo recebendo ajuda, continuam no lugar de vitimização e não melhoram. É como se tivessem acostumados a reclamar e culpar alguém pelo seu dito sofrimento.
É verdade que às vezes nos sentimos fragilizados ante a algum fato que tenha ocorrido conosco e necessitamos de uma ajuda e de um suporte emocional, contudo, nós somos os principais agentes da nossa transformação e mudança.
Nós somos a única pessoa capaz de ajudar a nós mesmos. Todo mundo tem um poder interior que se mostra na forma de alegria, do sorriso, da tranquilidade ou da comunicação. Quem não tem esses poderes ou não os usa é por que eles foram destruídos pela raiva, pela mágoa, ciúmes, inveja, apego ou medos.
Todos nós podemos falhar com alguém que amamos, assim é a vida e nem por isso está tudo perdido. Sempre podemos fazer uma reparação. Se uma pessoa não aceita um pedido de desculpa ou é incapaz de perdoar, ela estará fadada a muito tempo de sofrimento. A capacidade de perdoar e de esquecer um mal é um dos superpoderes que nós temos.
Precisamos aprender a viver sem medos e tristezas. Não espere que alguém vá fazer algo para te tirar de um lugar de sofrimento e dor. Seja você responsável pela sua saúde mental e pela sua qualidade de vida. Não responsabilize os outros por um trabalho que é seu.
Cada um tem as suas próprias dificuldades e desafios na vida. Experimente ajudar alguém em vez de ficar sempre esperando um socorro de quem quer que seja.
Antes de só esperar ajuda, se pergunte sobre que ajuda está fazendo pelos outros. Às vezes, ao ajudar, você poderá perceber que o seu problema nem era tão grande quanto você pensava que fosse.