Terapia te ajuda a viver melhor
É preciso identificar o momento de buscar ajuda terapêutica para você e seu filho.
Cada pessoa tem um determinado jeito de ser e de agir. Seus pensamentos e sentimentos são construções a partir de suas características pessoais e das relações que estabeleceu com seus pais, familiares e sociedade na qual vive.
Você agirá da maneira conforme o aprendizado que vivenciou na sua infância e adolescência. Metaforicamente, somos um grande quebra cabeça formado por diferentes peças que compõem essa grande imagem chamada “EU”. Cada peça tem a sua importância, ocupando seu devido lugar na estrutura da nossa personalidade e nas reações que estabelecemos com o mundo.
O seu jeito de ser, a sua essência como pessoa, sofre influência mais ou menos intensa de todas as pessoas com quem você conviveu. Acontece que, algumas vezes entramos em crise e ficamos confusos diante de determinadas situações, sem saber o que fazer. É quando você sente que alguma peça está fora do lugar e te faz agir de modo estranho ou inseguro diante de determinadas situações.
Essas dúvidas podem surgir em qualquer momento da vida, na infância, na adolescência ou na vida adulta. É preciso identificar o momento de buscar ajuda terapêutica para você e seu filho.
Há momentos em que você pode se sentir inseguro, frustrado, indeciso, triste ou culpado. A terapia pode ser um bom caminho para a busca de equilíbrio e de fortalecimento emocional. Um profissional preparado te ajudará a encontrar respostas quando se sentir confuso, te sinalizará possibilidades quando estiver sem esperança. O terapeuta te fará perceber formas diferentes de ver um problema e de como lidar com ele.
Fazer terapia é fortalecedor e te dá uma nova forma de ver suas alegrias e tristezas. Ao reconhecer suas imperfeições você passa a sofrer menos porque o seu hábito de exigir demasiadamente que você seja sempre melhor diminui. Você passa a perceber que ter menos expectativa melhora substancialmente a sua qualidade de vida.
A terapia pode ser, às vezes, um processo doído ao tocar questões antigas que te machucaram um dia. Ela te ajuda também a solucionar problemas recentes ocorridos em sua vida. A cada dia descobrirá dentro de você formas de enfrentamento saudável para promover e melhorar sua saúde emocional.
Não há solidão insuperável.
Não há medo que não possa ser curado.
Não há problema que não possa ser solucionado.
A terapia nos conduz às respostas e caminhos existentes dentro de cada um de nós. Ao olhar profundamente para a sua dor você inicia o processo de cura de suas próprias feridas. Você passa a aceitar as suas vulnerabilidades e imperfeições e se afasta daquele perfeccionismo doentio e de querer ser bom em tudo sem aceitar os próprios erros.
Ao iniciar o seu processo terapêutico, perceberá o quanto ele funciona e atua em você. A cada dia descobrirá uma nova força e se tornará emocionalmente sadia o quanto possível. Seu sofrimento e sensação de abandono começarão a se diluir desde o início ao se perceber acolhido e protegido num momento de fragilidade e de insegurança.
Espero que tenha gostado. Até o próximo artigo!