O que a sua irritação diz sobre você?
Coluna foi publicada no sábado (19)
Todo mundo tem um modo de interagir com as pessoas que convivem na família, no trabalho e na sociedade. Uns são mais tolerantes, outros menos pacientes. A irritabilidade é uma marca comportamental que muita gente manifesta no seu dia a dia. Você é assim?
É muito desconfortável conviver com pessoas irritadas e reativas, porque elas se sentem incomodadas com quase tudo. Estão sempre carregados de pensamentos negativos e situações que capturam a sua atenção.
Elas colocam defeito em tudo que acham que está errado, com isso perturbam a paz e o sossego de quem convive com elas, seja onde for.
Cada vez que a irritação se manifesta em você, o seu psiquismo fica mais tenso com a descarga de ideias desestruturadas e desequilibradas, sinalizando perigo para a sua saúde física, mental e para os seus relacionamentos.
A irritabilidade é um estado emocional caracterizado por uma resposta negativa e exagerada ante às situações cotidianas que são consideradas normais para os outros.
É normal e compreensivo alguém se irritar ocasionalmente ante uma determinada situação que desagrada ou que foge do controle.
O problema de algumas pessoas é que frequentemente elas estão reagindo negativamente e de modo desnecessário ante situações que não afetam aos outros, somente a ela.
A irritação pode estar associada às sensações de frustração, impaciência e raiva.
Indivíduos assim podem estar vivenciando situações desequilibradas em sua vida como estresse, cansaço físico ou mental, preocupações, perdas, dificuldade no relacionamento e outros problemas.
Nos casos mais graves, a irritação pode ser um sintoma de distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade.
É importante procurar um especialista em saúde mental para um diagnóstico e tratamento para adquirir equilíbrio emocional e uma vida mais equilibrada.
Pessoas assim mostrarão uma inabilidade para administrar crises comuns do dia a dia. Qualquer problema ou dificuldade poderão tomar uma proporção muito grande. É preciso aprender a lidar com as frustrações e as limitações que às vezes a vida nos impõe.
Vive-se melhor quem desenvolve a capacidade de relevar os desafios que aparecem aqui e ali. Quando você começa a dizer: “Oh, isso deveria ter sido assim, aquilo deveria ter sido daquele jeito”, a sua alegria vai embora. Seja qual for a forma que as coisas venham, está tudo bem. Uma vez que vocês desenvolvam essa atitude, então a sua alegria será completa."
Para melhor superar as situações de tensão e desequilíbrios que possam surgir, crie o hábito de orar regularmente ao início e fim do dia. A sua introspecção te fará uma pessoa mais forte.
Outro recurso que poderá usar para o seu fortalecimento é a meditação. Com esse exercício diário a sua atenção no momento presente será fortalecida e você se verá cada vez mais livre das situações de depressão e ansiedade que possam te acometer.
No Instagram @meditarebom você encontrará um curso gratuito sob minha coordenação.
Exercite em você a capacidade de suportar. Toda vez que um problema surgir, procure não aumentar ainda mais, apenas o observe em silêncio.
