Mais do que falado, seu amor precisa ser expressado
Confira a coluna de sábado (05)
Como você costuma expressar o seu amor? O amor é um dos sentimentos mais profundos e universais que existem. Todos desejam amar e ser amados, mas, muitas vezes, as pessoas se limitam a apenas dizer “eu te amo” sem demonstrar verdadeiramente esse sentimento.
O amor vai muito além das palavras, ele precisa ser vivido, sentido e, acima de tudo, demonstrado. Há casais frios que não demonstram seu amor e seu bem querer pelo marido ou pela esposa. Do mesmo modo existem aqueles pais que não expressam seu amor para seus filhos que se acostumam com essa ausência afetiva.
As palavras têm poder, mas as ações falam mais alto. Um “eu te amo” pode aquecer o coração, mas são os gestos, o cuidado e a presença que sustentam o sentimento e a relação.
Quando o amor é apenas falado e não praticado, ele pode se tornar vazio, como uma promessa sem cumprimento. Uma vez uma jovem disse durante uma consulta: “Entre mim e minha mãe existe uma relação seca entre a gente. Ela só fala comigo mandando fazer as coisas.”
Há relacionamentos que são frios desde o início, mas a maioria deles se esfriam com o tempo. As pessoas se acostumam umas com as outras e deixam de transparecer o que sentem por aqueles que lhes são mais próximos.
Cada um tem uma forma diferente de receber e demonstrar afeto. Você pode expressar seu carinho por meio de toques carinhosos, por gestos de ajuda em algo, pela presença física de qualidade, com palavras positivas, com presentes e outros agrados dirigidos à pessoa.
Agir com paciência com o outro é uma grande demonstração de amor. Conhecer e atender as necessidades do outro para que o amor seja verdadeiramente exteriorizado e sentido.
Muitos problemas emocionais apresentam o abandono afetivo e uma comunicação ruim como causas do seu surgimento. Há pessoas que se acham presentes na relação familiar, no entanto, as pessoas não se sentem à vontade para falar o que gostariam ou de expressar suas ideias.
Algumas famílias vivem uma fachada afetiva. Parecem viver bem uns com os outros, mas não têm o mínimo de proximidade mútua. Tem pais que mantêm para os filhos somente a sua forma de pensar. Mesmo que eles sejam adultos, os pais não demonstram uma abertura para uma comunicação saudável. Nesse ambiente as pessoas falarão apenas o conveniente.
A demonstração do amor, do cuidado e do carinho no dia a dia une a família, o casal e os filhos. A falta de liberdade em poder falar e expressar as próprias ideias tem contribuído para o fim de muitos relacionamentos. Depois que o amor deixa de ser validado, os defeitos de um e outro começam a aparecer, seguidos pelas brigas e discussões.
Quando o amor é expressado de forma concreta, ele se torna mais forte e duradouro. Relacionamentos — sejam amorosos, familiares ou de amizade — se fortalecem quando há ações que comprovam o afeto. O amor que se vivencia cria segurança, confiança e felicidade.
Crie em você o hábito de expressar seus sentimentos, não apenas em falar. Ame com gestos, com olhares, com tempo, com dedicação porque o amor, mais do que falado, precisa ser sentido.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



