Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Escolha com quem se relacionar

Coluna foi publicada no sábado (07)

Claudio Miranda | 09/10/2023, 10:04 10:04 h | Atualizado em 09/10/2023, 10:06

Imagem ilustrativa da imagem Escolha com quem se relacionar
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Arquivo/AT

Cada pessoa tem um tipo de busca, um comportamento e um desejo na vida. Assim, é muito comum procurarmos pessoas que poderão nos ajudar de alguma forma no projeto que pensamos em desenvolver. É assim que acontecem os casamentos, as parcerias e as sociedades.

O seu desejo é que as pessoas cheguem à sua vida para somar e agregar um valor àquilo que você já faz ou que pretende desenvolver. Nesse caso, as duas partes são beneficiadas e ambas colhem bons resultados daquela sociedade.

Por outro lado, há situações em que alguém pode se aproximar do outro sem contribuir com muita coisa. Elas vão esperar que você dê a elas o que precisam, e aí se cria uma relação de parasitismo, de dependência e de carência. Isso é muito comum acontecer nas relações de pais e filhos, entre um casal e nas relações de trabalho.

No jogo das relações, o ato de dar e de receber não é só no aspecto de coisas materiais. Há também a doação afetiva e emocional que pode coexistir em uma troca saudável. Você pode conviver com uma pessoa que não contribui em nada material, contudo é uma pessoa parceira, presente e estimuladora.

Nos seus projetos, quaisquer que sejam eles, procure ter pessoas desse tipo ao seu redor. Cerque-se de pessoas que te valorizem, que elogiem seus esforços e se alegram com seus sonhos. Esse tipo de gente te ajudará a encontrar solução para as crises e problemas que possam surgir em algum momento.

A energia desses indivíduos é boa e saudável. Eles te estimulam a continuar e se mostram presentes na sua vida e nos seus projetos.

Escolha não conviver com pessoas parasitas e sugadoras das suas energias positivas e dos seus sonhos. Elas são fáceis de serem identificadas. Embora estejam próximas a você, observe-as. Elas não te elogiam nos seus projetos, não comemoram seu sucesso, não se alegram com suas conquistas. Essas pessoas podem estar ao seu lado na forma de amigos, sócios, pais, filhos, irmãos, marido e esposa.

Como sugadores da sua energia e da sua atenção, eles reclamarão com frequência que você não os ajuda. Dirão que você não os trata bem e que você não se preocupa com eles. Esses se mostram sempre como vítimas e reclamões compulsivos.

Elas não se comprometem com o seu sucesso e com suas realizações. Se eles identificam um problema, não pensarão em uma solução ou poderão piorar a situação. Muitas vezes, você terá dificuldades em se afastar desse tipo de gente porque você tem algum afeto e consideração para com eles.

Ao se afastar dessas pessoas, verá em pouco tempo que sua vida começará a melhorar e perceberá que seus projetos se concretizarão mais rapidamente.

Boas escolhas farão sua empresa prosperar cada vez mais. A pessoa certa tornará seu casamento duradouro e harmonioso. Ter bons amigos à sua volta é a certeza de ter uma rede de apoio contribuindo para seu sucesso e felicidade.

Faça uma faxina de vez em quando no seu grupo de relacionamento. Escolha ter ao seu lado aqueles que vibram na mesma frequência que você e ficará bem melhor. Seja criterioso com quem você escolhe conviver.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: