Efeitos da superproteção dos pais aos filhos
Os filhos devem ser criados de uma forma que na vida adulta se tornem independentes da família
Todos os pais desejam que seus filhos adquiram autonomia e sejam autossuficientes na vida e que consigam solucionar seus problemas. Para isso, devem oferecer um tipo de educação em que os filhos sejam exercitados desde pequenos a tomar decisões sem serem demasiadamente protegidos na sua relação com o mundo e com as pessoas.
Os filhos devem ser criados de uma forma que na vida adulta se tornem independentes da família. Muitos pais com receio do filho sofrer, acabam protegendo-os demasiadamente.
Leia mais sobre Papo de Família
Bons pais são mais diretivos e restritivos na educação dos seus filhos. A superproteção é uma das causas da dependência e insegurança dos filhos, porque ela os inibe e desprepara para os momentos difíceis que pedirão tomadas de decisão.
Se forem bem orientados, se tornarão adultos seguros, independentes e capazes de resolver os problemas e desafios que a vida lhes traz.
Para estimular independência e autonomia nos filhos os pais devem:
1- Criar uma rotina na casa que deverá ser seguida pelos filhos, como hora de acordar e dormir, almoço, lanche, jantar, horário de dever de casa, etc.
2- Determinar o horário de estudo diário do filho, que deverá ser sempre monitorado.
3- Determinar relação de tarefas de ajuda na organização da casa, tais como: estender a cama, varrer, passar pano, lavar vasilhas, descer com o lixo, etc.
4- Determinar um dia fixo na semana para conversar, rezar juntos, ler contos e comer alguma sobremesa gostosa. Nesses dias, pode-se conversar sobre problemas ocorridos e encontrar formas de superá-los para viver melhor.
5- Quando tiverem dificuldade na realização de uma tarefa ou no enfrentamento de alguma situação, os pais devem encorajá-los a tentar de novo e encontrar uma solução para aquele problema.
Há pais que fazem de tudo para evitar que os filhos tenham de lidar com uma frustração. O apego demasiado aos pais e a superproteção podem afetar a vida da criança e do adolescente na vida adulta.
A dependência e a insegurança dos filhos poderão lhes causar sérios problemas no futuro na hora de tomar decisões importantes para sua vida, como faculdade, pós-graduação, trabalho, dinheiro, planos futuros, escolhas e relacionamentos.
É muito importante que a criança e o adolescente aprendam a lidar com frustrações e perdas desde pequeno. Essas situações irão fortalecê-los para a vida com mais encorajamento e determinação
Veja alguns sinais de que seu filho é mais dependente e frágil emocionalmente:
1- É demasiadamente passivo no presente e desinteressado com seu futuro.
2- Mostra oscilação de humor ou chora diante de um desafio ou quando algo dá errado para ele.
3- Culpa os pais quando eles não têm sucesso em algo.
4- Sempre espera que os pais resolvam tudo para eles.
5- São frágeis e inseguros nas tomadas de decisões.
Se seu filho apresenta pelo menos um dos sintomas descritos acima você precisa urgentemente mudar a forma como está se relacionando com ele. Caso você tenha dificuldade em fazer isso, busque uma orientação terapêutica para que seu filho não seja colocado em risco.
Leia mais
Seu filho sem hábito de estudo?
Você é o que você mais pensa: seja bom ou ruim
Pais frios e sem afeto: você é assim?