Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Dificuldades nos tornam fortes

Confira a coluna de sábado (29)

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 31/03/2025, 13:32 h | Atualizado em 31/03/2025, 13:32

Imagem ilustrativa da imagem Dificuldades nos tornam fortes
Cláudio Miranda é é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP

É comum nós reclamarmos das dificuldades que passamos na vida e o quanto isso nos torna infeliz. Acreditamos que viver bem e ser feliz é não ter problemas. É nesse pensamento que muitos se tornam reclamadores compulsivos e desenvolvem uma capacidade de ver problemas em tudo.

De fato, os desafios que nos surgem a cada dia fazem de nós pessoas mais sábias, mais fortes e competentes. Depois que superamos um problema sentimos um alívio e um bem-estar.

O prazer de ter resolvido algo é muito bom. A cada dia nos deparamos com algo diferente que nos captura a atenção, pedindo uma solução e um encaminhamento.

Uma pessoa que foi muito protegida na infância e na adolescência pelos pais pode não ter desenvolvido os recursos de enfrentamento necessários para a superação de problemas. Essas pessoas podem se mostrar inseguras e não saberem como se portar diante de tais situações.

Pais superprotetores transformam seus filhos em indivíduos frágeis e sem capacidade de enfrentamento para passar pelos obstáculos normais da vida. Uma boa educação irá desenvolver estratégia de solução problemas, desde algo mais simples até algo mais elaborado.

Uma boa forma de fragilizar um filho é fazer tudo por ele, exagerar nos privilégios sem deixar que ele se esforce para fazer o trabalho necessário para conseguir o que ele deseja.

Eles se tornarão demasiadamente dependentes, esperando sempre que os pais façam o trabalho por eles. É dessa forma que surgem os filhos mimados, que reclamam quando os pais não dão o dinheiro e o conforto material que querem ter.

As grandes transformações acontecem quando nós temos que passar pelo “fogo” das dificuldades, pelo sofrimento e pelas pressões. Os desafios nos fazem evoluir. Sem esforço não haverá crescimento. Sem luta não haverá conquista. O fracasso só virá para aqueles que não tentam e que fogem das dificuldades e não planejam o caminho para a resolução de situações difíceis.

Nas dificuldades diárias, podemos pedir ajuda a alguém em que você sinta confiança seja o pai, a mãe, irmãos ou amigos. Nosso círculo de amizade e de convívio são a nossa rede de apoio a qual nós ajudamos e podemos ser ajudados. Ao dividir um problema com alguém, ele se torna mais fácil de ser solucionado.

Em momentos difíceis, o apoio e o carinho dos amigos são fundamentais. A compreensão e a presença do outro ajudam diminuir a tristeza e a angústia nas situações mais desafiadoras. Poder compartilhar uma preocupação alegra e encoraja.

Nesse processo de fortalecimento e superação, podemos encontrar outros recursos poderosos de apoio como a meditação, a terapia para o autoconhecimento, a oração e outras estratégias positivas capazes de te ajudar no seu crescimento pessoal.

Não importam as dificuldades que você vive a cada dia, o seu diferencial serão as atitudes que você vai tomar diante delas.

As dificuldades que enfrentamos são para nos fortalecer para grandes conquistas futuras. Mesmo que algumas vezes suas ações deem errado, você perceberá que é capaz de cair e levantar.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: