Caminhos para evitar a separação
Coluna foi publicada no sábado (27)
Ao se casar, você perceberá que a cada instante encontrará um desafio a superar. Algumas vezes terá que decidir se vale a pena continuar ou interromper a vida a dois. Tem gente que se separa por qualquer bobagem. A maioria, talvez, seja por intolerância. Evite todos os dias situações que possa levar o fim do seu casamento. Observe os aspectos que fazem mal à saúde do seu casamento e procure superá-los.
Não se case querendo que seu marido ou esposa pense como você. O namoro e o noivado foram feitos para ver isso. Se percebe que aquela pessoa não combina com seu gênio e com seu temperamento, termine. Se afaste dela no namoro, antes de se casar.
Essa intolerância da diversidade de ideias e de comportamentos é a raiz dos problemas nos relacionamentos matrimoniais, de amizades e sociais. Numa palavra, se o casamento constitui a família, todas as ideias tratadas ali irão contribuir em maior ou menor escala para a manutenção dos preconceitos sociais da atualidade.
Depois que você se casa, deve trabalhar todos os dias para manter sua união e sua família. Diminua a importância dos problemas de relacionamento no dia a dia. As dificuldades são um tipo de treino e te fortalecerão a cada desafio superado, exatamente como os jogos em que você tem que superar as fases. A todo momento você terá uma fase nova. O importante é não desistir e não abandonar o jogo.
Para manter seu casamento, use com frequência a estratégia dos três macaquinhos:
1- Tape os ouvidos quando seu marido ou esposa falar algo que lhe desagrade. Nem tudo que se escuta deve ser retrucado ou comentado. Uma comunicação ruim será como um veneno matando a cada dia a cumplicidade da vida do casal.
2- Tape sua boca sempre que tiver vontade de retrucar uma fala ou atitude do(a) companheiro(a). Antes de falar qualquer coisa, avalie o quanto aquilo será necessário e se contribuirá para a melhoria da vida a dois. Muitas vezes, é melhor uma palavra não dita do que uma palavra mal dita e mal falada que poderá machucar desnecessariamente os sentimentos do outro. Você perceberá com o tempo que não haverá problemas em deixar o outro com as razões e ideias dele.
3- Feche os olhos toda vez que perceber uma falha no outro. Todos nós erramos o tempo todo e isso não é um problema. É assim que caminhamos para o acerto e para o sucesso. Não há aprendizagem sem erro. Antes de querer pontuar a falha do outro valorize o que ele tem de positivo. Diga sempre pra você mesmo: “Ele é muito melhor que isso”
Todos os dias você encontrará motivos para se separar e por fim na sua união. A sua educação, as crenças e valores serão os condutores dessas ideias. Num próximo matrimonio encontrará os mesmos desafios porque o modelo de marido e esposa que você tem em mente não existe. A felicidade e alegria do seu casamento é algo que se estrutura no dia a dia.
Ao melhorar a sua vida conjugal, ela necessariamente não será um modelo de perfeição, mas você saberá olhar o outro considerando que ele tem mais pontos positivos. Dessa forma você desenvolve a sua tolerância e sua capacidade de relevar os erros porque seu foco é a estruturação da sua família.