Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Colunista

Terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Amor de pai existe?

Coluna foi publicada no sábado (12)

Claudio Miranda | 14/08/2023, 10:29 h | Atualizado em 14/08/2023, 10:30

Imagem ilustrativa da imagem Amor de pai existe?
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Acervo pessoal

Existe uma ideia, talvez no mundo todo, de que o pai ou o homem é mais frio emocionalmente falando. Dizem que o homem expressa menos sentimento e que às vezes é até mais ríspido na relação com os filhos. Você concorda com isso? Qual é a imagem que você tem do seu pai?

A presença do pai na vida dos filhos promove segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional. Ele representa para os filhos as leis, regras sociais e os limites que serão importantes para a estruturação da personalidade dos filhos, o desenvolvimento de sua autonomia e maturidade na vida adulta.

O amor do pai é estruturante e fortalecedor na vida dos filhos. Mesmo que existam problemas de relacionamento familiar,  que aconteçam algumas divergências, isso irá funcionar. Mesmo que imperfeito, esse amor funciona e a cada dia, a cada momento esse sentimento vai sendo aperfeiçoado. 

É esperado que na relação com os filhos aconteçam divergências de ideias e de pontos de vista sobre determinados assuntos. Em um relacionamento saudável, essas situações poderão ser superadas pelo diálogo e pela aceitação mútua. Não existe amor perfeito e pessoas perfeitas. O tempo todo nós temos uma nova oportunidade de aprimoramento e de melhora do nosso convívio e da expressão de sentimento para os filhos e para nossos pais.

Ser pai é um exercício diário de amor e de cuidado. Os filhos te fazem pensar e agir diferente. Eles também mudarão quando tiverem os filhos deles. Homens que são pais são estimulados a trabalhar mais e melhor. Eles se reinventam todo dia por causa dos filhos.

Ser pai é ser presente, se preocupar e trabalhar para que eles tenham uma vida tranquila e um futuro promissor. No Dia dos Pais, espera-se que os filhos deem um cartão de felicitações aos pais. Mas esse é também um bom dia para se fazer uma declaração de amor e de carinho aos filhos. Se você escrevesse um cartão de Dia dos Pais a um filho ou uma filha, o que você diria?

Ser pai é estar presente diariamente, orientando, ensinando e participando da vida dos filhos. Um pai deve priorizar o filho, se interessar pelas conquistas dele. Contudo, se você acha que não tem sido um pai presente ou suficientemente bom, vire essa chave agora porque se você não se interessar pelo seu filho, você perderá uma grande chance. Neste Dia dos Pais, eu te convido a refletir sobre a quantidade e a qualidade de atenção que você dá para eles.

Há homens que se casam de novo, e a esposa atual não inclui e não cuida do filho do marido. Elas não fazem isso por maldade, fazem porque são ignorantes e porque o pai é fraco e omisso em relação ao filho. 

Relações assim tendem a gerar uma energia desestruturante que é ruim para a toda família. A ausência do pai pode causar insegurança e sentimento de abandono para a criança. Isso pode desencadear problemas de comportamento e de aprendizagem na escola e nas relações. Felizmente, a ausência de um pai pode ser restaurada e compensada por outro adulto que irá conduzir a criança para uma vida saudável até a idade adulta.

Feliz Dia dos Pais!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: