Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olhares Cotidianos

Olhares Cotidianos

Colunista

Silvio Santos vem aí

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (22)

Sátina Pimenta | 22/08/2024, 12:56 h | Atualizado em 22/08/2024, 12:56

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos vem aí
Silvio Santos é o maior nome da história da televisão brasileira |  Foto: Divulgação/SBT

Acredito que poucos foram aqueles que fizeram o Brasil, sem exceção de classe, cor ou credo, chorar em um domingo. Ver o Silvio (intimidade de espectadora que esteve com ele anos na televisão de meus avós e pais) entrando corredor afora em seu programa e gritando “quem quer dinheiro hahaiiiiiii” era como entrar na própria televisão e responder “euuuuuuuuuuu”! 

Acho que todos um dia sonharam em está lá com ele, girando uma roleta, abrindo a porta da esperança, correndo até o microfone mesmo que não soubesse qual era a música … só para participar e ficar pertinho dele e de sua risada contagiante! 

A comoção social pela morte de uma figura pública importante é inclusive um fenômeno estudado por cientistas em diferentes culturas, sendo importante por desencadear uma série de reações emoções coletivas.

Nestes casos ocorrer um luto coletivo que acaba acometendo a sociedade que compartilha do sentimento de perda.

Segundo o psicólogo Jeffrey C. Alexander insto ocorre, pois projetamos os valores e esperanças daquele que se foi em nós! Nos identificamos com seus comportamentos, brincadeiras e peripécias! E quando a ausência se torna real isto dói! 

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu citei o Silvio Santos como exemplo de conquistas, seja no empreendedorismo, seja na mídia ou comunicação, seja na vida.

O Silvio Santos deixa aos brasileiros e ao mundo um legado. A história do grande empresário e apresentador que revolucionou a televisão brasileira com seus auditórios lotados com dinheiro voando impulsionou durante décadas a imaginação de muitos. Afinal, com ele era possível acreditar que todos podiam sair de meros vendedores ambulantes e construir um império! 

Outro psicólogo chamado James Wertseh com certeza indicaria que Silvio Santos seria literalmente o Mito de seus estudos. O cientista afirma que o legado deixado por alguém pode permanecer na mente de uma sociedade por gerações e gerações por ser um Legado Cultural! Eu não tenho dúvida que meus tataranetos ouvirão falar de Silvio Santos!

Você tem? A história do Brasil funde-se com a história deste mito, da sua forma de fazer comunicação, de gerar produtos de sonhos inalcançáveis, de criar programas para todos os públicos possíveis. 

Acredito que hoje eu quero deixar aqui s minha gratidão por ter a oportunidade de passar muitos domingos na frente da telinha me divertindo com a criatividade deste gênio!

Que o legado de Silvio Santos seja utilizado como exemplo por todos os que não aceitam um não como resposta!

Pois para ele tudo era possível! Silvio santos vem aí lá lá lá lá lá lá !

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos vem aí
Sátina Pimenta é psicóloga clínica, advogada e professora universitária |  Foto: Acervo pessoal

SUGERIMOS PARA VOCÊ: