Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olhares Cotidianos

Olhares Cotidianos

Colunista

Faça o seu calendário!

Confira a coluna desta quinta-feira (12)

Sátina Pimenta | 12/12/2024, 14:54 h | Atualizado em 12/12/2024, 14:53

Imagem ilustrativa da imagem Faça o seu calendário!
Sátina Pimenta é psicóloga clínica, advogada e professora universitária |  Foto: - Divulgação

É engraçado quanto dezembro tem um significado grandioso de fechamento de ciclo! As empresas correm para fazer o balanço de final de ano, as pessoas apressam-se para finalizar os projetos que iniciaram “isso tem que estar completo/pronto antes do ano acabar”, já outras colocam na cabeça que não podem deixar de ver fulano ou beltrano (pessoas estas que não viram o ano inteiro) antes da virada e por aí vai!

Mas por que isto? Parece que estamos querendo compensar em dias aquilo que precisávamos ter feito durante todo o ano!

E neste turbilhão de compromissos e promessas ainda não cumpridas, nos afogamos e acabamos não compreendendo o verdadeiro sentido de finalizações ou fechamento de ciclos. Estamos, sim, tentando correr contra o tempo.

Contudo, vou te contar um segredo: uma bomba não explode e tudo acaba no dia 31 de dezembro de cada ano. Muito pelo contrário, os únicos fogos que verão nos céus serão os de artifício. Prometo!

Sei que estou sendo muito diretiva com a minha fala, mas eu acredito que precisamos aprender uma lição: dia 31 de dezembro é somente um dia!

Cada um de nós possui um tempo para nossas realizações. De verdade, cada um de nós deveria ter um cronograma (escolhido por nós mesmos e não por alguém ou pela sociedade) sobre a própria vida e talvez, neste novo cronograma, o feliz Ano Novo nem seja em dezembro. Afinal, na China nem é Ano Novo este mês!

Quando nos colocamos no cronograma do mundo cotidiano, acabamos nos limitando a ele. Quem nunca disse que só começaria a academia, um curso novo ou uma dieta em janeiro porque “este ano já não dá mais”. Não dá mais por quê?? Lógico que dá!

Meus filhos, por exemplo, estão iniciando em esportes em dezembro porque eu estarei mais disponível para acompanhá-los em suas adaptações.

Veja, não é porque o calendário cristão ao qual seguimos inicia-se novamente (faz isto inclusive há 2025 anos) que você tem que esperar por ele para iniciar, terminar ou prosseguir com algo.

Está com vontade de realizar algo novo! Realize! Não quer se afundar em análises do trabalho para curtir um pouco mais das festas com a família e amigos... Se a corda não está no pescoço, vá! Quer iniciar um novo curso? Inicie! Não tem dia e hora marcada para nada disso! Isso é invenção social!

Vou ser muito franca: Não tem dia e hora para a morte vir, por que precisa ter para se viver? Pense nisto!

Mas Sátina, tem certas atividades, culturalmente encerradas, como exemplo das escolas! Diriam alguns. Sim, concordo! Mas muitas são criadas apenas pela cabeça da sociedade vigente e são estas que eu estou lhe propondo ressignificar.

Portanto, faça o seu calendário! Não fique preso há anos, aniversários, natais ou Réveillons! Construa as suas metas e determine as suas datas! Estabeleça o seu momento e o seu tempo de viver e comemorar a vida! Feliz Ano Novo hoje, porque sim!

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: