Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Colunista

Quero perder peso, posso inserir o cuscuz na dieta?

| 21/08/2020, 07:08 h | Atualizado em 21/08/2020, 07:10

Sendo a “sustança” (que dá vigor e força) na manhã de muitos e a força da alimentação de famílias do sertão, o cuscuz amarelo coleciona apaixonados por todo o País. E no movimento crescente de preocupação com a saúde, com a boa alimentação e com a qualidade de vida, surge uma dúvida: é possível inserir a iguaria no cardápio?

Claro que sim! Cuscuz marroquino é uma delícia e supercabe na dieta saudável! 

O cuscuz pode ser adicionado no pré-treino ou no pós-treino, para quem pratica atividade física regular, ou até mesmo no café da manhã, no almoço e no jantar.

Maaas, com o que ele pode ser servido? Com ovo, com salsicha, com carne de sol ou mesmo com carneiro. Legumes, queijo e chocolate são outros acompanhamentos para o cuscuz. Tem variação de prato com cuscuz para todos os gostos, e é aí que mora o perigo.

A iguaria tem nutrientes e benefícios, mas, dependendo dos acompanhamentos, pode se tornar uma escolha ruim.

Por isso, evite o consumo de alimentos ricos em açúcares, embutidos e defumados, frituras, e ricos em sódio como acompanhamentos. Ou seja, se sabermos utilizá-lo, podemos fazer várias combinações leves sem atrapalhar a dieta, ok?

E uma dica, o cuscuz irá te levar a ganhar peso somente se houver exageros na hora do seu consumo. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata-inglesa, batata-doce, inhame, aipim, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação e de acordo com a recomendação do nutricionista. 

Mas garanto, combinando com legumes e carne magra ou ovos, por exemplo, o cuscuz rende um bocado e, pela praticidade de preparo, torna-se uma ótima alternativa para o plano alimentar.

Então bora aprender a fazer essa delícia? Essa receita é superfácil, pois adoro praticidade na cozinha, e também é versátil, podendo fazer parte do dia a dia ou ainda de um almoço especial! 

Ingredientes

1 abobrinha ralada
1 cenoura ralada
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 xícara (chá) milho-verde
1 xícara (chá) ervilha
1 xícara (chá) extrato de tomate
1/2 xícara (chá) salsinha
3 xícaras (chá) de cuscuz marroquino (semolina)
5 xícaras (chá) água
3 ovos cozidos
1 Colher (sopa) de manteiga
Temperos a gosto e sal a gosto
1 tomate (para decorar)

Modo de preparo
Em uma forma redonda com furo disponha os ovos cozidos e os tomates cortados em rodelas e reserve.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho, acrescente abobrinha e a cenoura ralada com os temperos de sua escolha. Acrescente o milho, a ervilha, o extrato de tomate, a salsinha e a água.

Deixe a água ferver e acrescente o sal, a manteiga e ajuste os temperos. Coloque o cuscuz aos poucos, mexendo sempre até dissolver toda a farinha. Cubra, e deixe descansar por cinco minutos para que o cuscuz absorva toda a água. Coloque o cuscuz na travessa escolhida e decore com tomates em rodela e ovos cozidos. Opcional: decorar com folhinhas de manjericão.

Fica uma delícia! Quem fizer vai lá nas redes sociais (@nutridicascomgabi) me contar como ficou, ok?

Até a próxima semana! 
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: