Método para acabar com a caspa
A caspa, ou também conhecida como dermatite seborreica, é uma situação desconfortável caracterizada pelo aparecimento de pequenas placas brancas, sensação de coceira e vermelhidão. Região da face, como sobrancelhas, cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax, são as mais comumente atingidas.
A dermatite seborreica é uma doença inflamatória da pele, crônica de causa multifatorial, podendo ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como estresse emocional, baixas temperaturas, álcool, alimentação inadequada, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo Malassezia sp. também pode provocar a doença.
O desconforto pode ocorrer de forma leve, média ou intensa. Nas três situações, é importante consultar o dermatologista para indicar o tratamento mais adequado.
Pensando nisso, convidei a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, médica Mariana Rocha, para nos passar algumas informações sobre esse incômodo que atinge muitas pessoas.
Segundo Mariana a “dermatite seborreica possui dois picos de incidência: o primeiro, durante os três primeiros meses de vida, e o segundo, a partir da puberdade, sendo mais frequente entre os 40 e 60 anos, principalmente em homens”.
“Por ser uma doença crônica, não existe cura, mas é possível controlar para que não apresente lesões com frequência”, finalizou Mariana.
O objetivo do tratamento consiste no controle da inflamação, da proliferação do micro-organismo e da oleosidade da pele.
No que diz respeito à alimentação, fazer uma dieta com itens saudáveis é um fator importante para acabar e evitar o reaparecimento da caspa.
Para controlar a oleosidade do couro cabeludo, a recomendação é consumir frutas, legumes, alimentos ricos em zinco (oleaginosas, peixes, ostra, fígado bovino e carne suína) e vitaminas do complexo B (gema de ovo, levedura, espinafre, semente de abóbora e abacate). Deve-se evitar alimentos ultraprocessados, como embutidos e enlatados.
Cuidados para acabar com a caspa mais rápido:
- Evitar banhos com água muito quente, pois estimula a oleosidade da raiz dos cabelos.
- Evitar lavar os cabelos todos os dias, pois o couro cabeludo pode produzir mais oleosidade para compensar a retirada do óleo do cabelo.
- Evitar o contato de condicionador de cabelos com o couro cabeludo.
- Evitar os alimentos ricos em gorduras ruins.
- Beber no mínimo 1,5 litro de água por dia;
- Evitar o estresse.
- Evitar dormir com os cabelos molhados ou úmidos.
- Não esfregar com as unhas o couro cabeludo, pois isso poderá causar ferimentos na cabeça. Massagear com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares.
- Evitar o uso de bonés e chapéus.
Vale ressaltar que a doença não é contagiosa, não é causada por falta de higiene e nem causa riscos ao paciente.
Procure a sua nutri e o seu dermato e cuide-se, a dermatite seborreica tem controle!