Os riscos de receber uma videochamada de desconhecido
Coluna foi publicada no domingo (05)
O avanço tecnológico das videochamadas e a comodidade que elas proporcionam têm diversas aplicações, seja para situações íntimas entre usuários ou para contatos profissionais previamente agendados.
No entanto, receber uma videochamada de um número desconhecido não apenas representa uma violação de privacidade, mas também pode indicar uma tentativa de golpe ou outro comportamento constrangedor.
Ao receber uma ligação por videochamada de alguém que não conhece, é uma boa prática ignorá-la ou recusá-la, a menos que haja um motivo legítimo e verificável para atendê-la.
Nas últimas semanas, notamos um aumento significativo na ocorrência de videochamadas associadas a golpes on-line. A seguir iremos listar alguns riscos que estão associados ao recebimento de videochamadas de números desconhecidos.
Phishing: O golpista pode se passar por um funcionário de uma empresa ou organização, como um banco ou loja on-line. Eles podem pedir à vítima que forneça informações pessoais, como o número da conta bancária ou o número do cartão de crédito.
Assédio: Em uma videochamada, o criminoso pode usar a chamada para assediar ou intimidar a vítima. Eles podem fazer comentários ofensivos ou ameaçadores, ou podem tentar forçar a vítima a fazer algo que ela não quer fazer. Geralmente, crianças e adolescentes são mais vulneráveis a esse tipo de assédio.
Roubo de identidade: O criminoso pode usar a chamada para coletar informações que possam ser usadas para roubar a identidade da vítima e, com isso, abrir contas bancárias, obter empréstimos ou sequestrar contas on-line. O roubo de identidade pode ter um impacto financeiro significativo para a vítima. Adultos desatentos e as pessoas mais idosas são mais vulneráveis a este golpe.
Exposição a conteúdo prejudicial: Em uma chamada de vídeo de conteúdo prejudicial, o criminoso pode usar a chamada para exibir conteúdo de pornografia infantil, de violência ou de teor erótico. Esse tipo de conteúdo pode ser emocionalmente perturbador ou até mesmo traumático.
Todavia, é possível se blindar contra esse tipo de comportamento criminoso. Para se proteger dos riscos de atender videochamadas de números desconhecidos, siga estas dicas:
Desligue a chamada se você se sentir desconfortável. Se você se sentir desconfortável com a chamada, desligue-a imediatamente. Ignorar ou recusar chamadas de vídeo de desconhecidos é uma boa prática.
Se você precisar atender a uma chamada de um número desconhecido, tenha cuidado com o que diz. Não compartilhe informações pessoais e desligue a chamada se você se sentir desconfortável.
Explique aos filhos que existem pessoas mal-intencionadas na internet que podem tentar enganá-los. Ensine-os a nunca compartilhar informações pessoais com estranhos, nem mesmo atender ligações de números desconhecidos. Acreditamos que seguindo essas dicas, você e sua família podem se proteger dos criminosos que atuam on-line. É importante destacar que a cautela é sua melhor aliada no mundo tecnológico atual.