X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

VÍDEO | Robô quebra recorde mundial ao montar cubo mágico em 0,1 segundo

Equipamento nasceu como parte de um projeto estudantil no curso de Engenharia Elétrica e de Computação


Ouvir

Escute essa reportagem

Um grupo de estudantes da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, acaba de conquistar um feito impressionante: construir o robô mais rápido a resolver um cubo mágico 3x3x3.

Batizado de Purdubik's Cube, o projeto solucionou o quebra-cabeça em apenas 0,103 segundos –tempo mais rápido que um piscar de olhos e suficiente para garantir um lugar no Livro dos Recordes.

O feito foi homologado pelo Guinness World Records e supera com folga o recorde anterior de 0,305 segundos, estabelecido por engenheiros da Mitsubishi Electric, no Japão, em maio de 2024.

O novo marco representa um avanço expressivo no desempenho de máquinas voltadas à resolução de cubos mágicos, tanto em precisão quanto em velocidade de processamento.

O robô nasceu como parte de um projeto estudantil no curso de Engenharia Elétrica e de Computação da universidade, localizado no estado de Indiana. Ele foi apresentado pela primeira vez durante uma competição de design acadêmico em dezembro de 2024, onde já havia conquistado o primeiro lugar.

A equipe responsável (Junpei Ota, Aden Hurd, Matthew Patrohay, e Alex Berta) seguiu aprimorando a tecnologia desde então, o que levou à atual façanha internacional.

O nome Purdubik's Cube é uma referência direta à universidade e ao popular puzzle tridimensional. O projeto foi desenvolvido com uma combinação de câmeras de alta velocidade, motores customizados e algoritmos que analisam o estado do cubo em frações de segundo antes de executar os movimentos corretos para solucioná-lo.

Apesar da velocidade espantosa alcançada pelas máquinas, os humanos também não ficam muito atrás. O atual recordista mundial entre pessoas é o jovem chinês Yiheng Wang, de apenas 11 anos, que em fevereiro de 2025 completou a tarefa em 3,08 segundos.

Antes dele, o título era do norte-americano Max Park, que havia feito o mesmo em 3,13 segundos no ano anterior.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: