X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

Usuários reclamam de bloqueio do Telegram no Brasil

Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão do aplicativo no País, após pedido da Polícia Federal em investigação sobre ataque em escolas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Usuários reclamam de bloqueio do Telegram no Brasil
Telegram foi suspenso no Brasil |  Foto: Divulgação

Diversos usuários do Telegram reclamaram da suspensão do aplicativo no Brasil. Alguns falam em "ditadura" e "censura", enquanto outros argumentam que usam o aplicativo para trabalhar.

A suspensão do aplicativo foi determinada pela Justiça Federal do Espírito Santo após um pedido da Polícia Federal, em uma investigação que envolve ameaças e ataques a escolas.

Leia mais notícias de Ciência e Tecnologia aqui

Foi imposta também multa diária de R$ 1 milhão caso o aplicativo não cumpra ordem anterior de fornecer dados às autoridades encarregadas das investigações.

Na noite desta quarta-feira (26), o aplicativo saiu do ar no Brasil. Ao tentar enviar ou receber mensagens, usuários não conseguem fazer a conexão.

Nas redes, diversos usuários reclamaram da decisão.

"É ridículo o bloqueio do Telegram no Brasil. Quem apoia esse tipo de ação perdeu a capacidade crítica, se é que um dia teve", disse outro.

"Para mim esse bloqueio do Telegram é um tipo de retrocesso, que impacto isso teria? O ruim disso tudo, que prejudica, quem precisa dele para trabalho!!!", reclamou outro.

Alguns usuários trataram a medida como autoritária.

"Nenhuma outra grande democracia fez esse tipo de bloqueio ao Telegram, isso é coisa de regime autoritário e republiqueta", disse um internauta.

"Com o bloqueio do Telegram. Estamos vendo só uma demonstração com o que está por vir com a censura da PL 2630", reclamou outro.

A retirada de plataformas digitais do ar está prevista no Marco Civil da Internet, de 2014. Normalmente, a sanção é aplicada quando uma ordem judicial ou pedidos de autoridades não são atendidos repetidamente pela empresa.

Segundo a lei, a medida se aplica a situações urgentes, quando há risco ou dano iminente a uma pessoa ou à população. A intenção é provocar a colaboração da empresa, interessada em normalizar o serviço.

Leia mais 

Empresa japonesa perde contato com sonda segundos antes de pouso na Lua

Viasat lança satélite que rivaliza com Starlink de Musk nesta quarta

WhatsApp passa a permitir que uma conta seja usada em até 4 celulares

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: