X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vitória estuda liberar acesso de pets nos parques da cidade. Entenda

A informação foi divulgada pelo próprio município


Imagem ilustrativa da imagem Vitória estuda liberar acesso de pets nos parques da cidade. Entenda
Permanência dos animais vai depender do cumprimento de regras |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A Prefeitura de Vitória está estudando a possibilidade de permitir a entrada e permanência dos pets nos parques urbanos da cidade, desde que as regras sejam cumpridas pelos tutores. A informação foi divulgada pelo próprio município, em nota enviada ao Tribuna Online, na manhã desta terça-feira (28).

LEIA TAMBÉM

Sisu 2023: saiba se você foi aprovado na Ufes e no Ifes

Águas de Março? Veja a previsão do tempo para as primeiras semanas deste mês

Entenda o que causou a chuva na madrugada desta terça no ES

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), já existe uma proposta de decreto para colocar o plano em prática.

"A Semmam observa que está trabalhando para implementação de políticas públicas inclusivas para a causa animal e que vem conversando com protetores independentes visando apresentar a proposta, tirar dúvidas e melhorias da política de inclusão", diz o comunicado.

Segundo o município, caso essa política de inclusão seja implementada, serão realizadas ações de monitoramento pela secretaria, por meio da educação ambiental, com abordagem da guarda responsável, do setor de Bem estar Animal, monitoramento do comportamento dos cães através de médicos veterinários, e do setor de Fiscalização Ambiental. 

Confira algumas regras previstas na proposta de decreto para a permissão da entrada e permanência de animais de estimação nos parques:

- Uso de coleira ou peitoral com guia de condução em todos os animais, adequadas à tipologia racial de cada animal;

- Apresentação de carteira de sanitária do animal atualizada, assinada por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, para levar segurança aos frequentadores dos parques;

- Fixação de plaqueta de identificação junto à coleira, com o nome do animal e o telefone do seu responsável.

- Já os cães das raças Pit bull, Mastim napolitano, Rottweiler, American stafforshire, Dobermann, Bull Terrier, Pastor alemão, Fila, Boxer, seus mestiços e outros de porte físico e força semelhantes, segundo classificação da Federação Cinológica Internacional (FCI), deverão ser, obrigatoriamente, conduzidos por pessoa maior de 18 anos e utilizar guia de condução de comprimento máximo de dois metros, focinheira e colar de grampo adequados à tipologia racial de cada animal.

Veja também a lista dos parques urbanos que podem ter a entrada desses animais permitida:

• Parque Pedra da Cebola: Entre as ruas Ana Vieira Mafra e João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e a Avenida Fernando Ferrari 

• Parque de Barreiros: Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão. Telefone: (27) 3382-6598 e 3345-1332. 

• Parque Pianista Manolo Cabral:  Antiga Chácara Paraíso. Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou pelas ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho. Telefone: (27) 3315-2754 

• Horto de Maruípe: Avenida Maruípe, Maruípe. Telefone: (27) 3382-6593 

• Parque Padre Alfonso Pastore: Parque aberto, formado por cinco praças entre as avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira. Telefone: 3382-6539 

• Parque Moscoso: Avenida República, Centro. Telefones: (27) 3381-6819/3382-6568 

• Atlântica Parque: Parque aberto, na Avenida Dante Michelini, próximo ao Viaduto Araceli Crespo, em Jardim Camburi 

• Parque Barão de Monjardim: Acessos pelas ruas Engenheiro Alencar Araripe, no Bairro Santa Cecília; Flávio Abaurre, em Bairro de Lourdes; e José Francisco Bertholdo, no Bairro Santos Dumont. 

• Centro de Esportes e Lazer de Eucalipto: Acessos pelas ruas Monsenhor Raymundo Pereira Barros e Areobaldo Bandeira, no Bonfim. 

• Parque Mangue Seco: Acessos pelas ruas Laury Tavares e Benedito Muniz, em Santa Martha. 

• Parque Cultural Reserva Vitória:  Parque aberto, possui área de lazer e circuito de obras de arte. Fica na Avenida Marília Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, próximo ao acesso à Ilha do Boi.

Vale ressaltar que os parques naturais (Fonte Grande e Gruta da Onça) não estão inclusos na proposta de decreto. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: