X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

VÍDEO | Nova Ponte da Madalena é inaugurada em Vila Velha

Evento, realizado na manhã deste sábado, teve passeio ciclístico e apresentação de bandas de congo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Nova Ponte da Madalena é inaugurada em Vila Velha
|  Foto: Assessoria/PMVV

Congo, bicicleta e ponte nova. A manhã deste sábado (18) foi animada em Vila Velha com a inauguração da Nova Ponte da Madalena na Barra do Jucu e da via de acesso ao Parque de Jacarenema, de 3 km, com ciclovia, conectando o balneário à Praia de Itaparica.

O evento começou às 7h30 da manhã  com concentração no final do calçadão da Praia de Itaparica. De lá, seguiu às 8 horas com um passeio ciclístico pela via de acesso até a Ponte da Madalena.


Divulgação/PMVV

Lotada, a solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo e do governador Renato Casagrande. A festa continuou com apresentações das bandas de Congo Tambor Jacaranema, Mestre Honório, Mestre Alcides, Raízes da Barra e Siri de Tamanco.

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Nova Ponte da Madalena é inaugurada em Vila Velha
|  Foto: Divulgação/Adessandro Reis/PMVV

Um dos presentes foi o aposentado Jonacy Sossai Pardinho de 58 anos, que conhece a área desde a infância. "Conheço desde moleque. Sempre foi um lugar meio que perigoso para passeio, abandonado. Mas, agora, com a ciclovia e a nova ponte da Madalena vai ser uma nova rota turística para os ciclistas. Ficou muito bonito", disse. Destacou ainda que as estátuas que formam o memorial do Congo são "um charme a mais" para o local. 


Contribuição do leitor

O prefeito Arnaldinho ressaltou a importância da construção da ponte como um marco que reforça a  identidade de Vila Velha e que alia patrimônio histórico e cultural. “Hoje é um dia histórico para a Barra do Jucu e para Vila Velha. Inauguramos um símbolo de união do urbano com a natureza, valorizando e preservando nosso meio ambiente, o Parque de Jacarenema. Mais que a estrutura física, a Ponte da Madalena e a nova via traduzem a seriedade com que a gestão emprega o valor de pertencimento em nossas obras”, destacou Arnaldinho.

Em entrevista para a TV Tribuna/Band, o Governador Renato Casagrande ressaltou que a inauguração da ponte faz parte de um projeto maior para integrar toda a orla.  "A ciclovia da vida vai se estender até Setiba em Guarapari", informou, adicionando que o projeto será realizado por etapas. "Para nós podermos dar uma opção de mobilidade ativa, lazer e esporte para a população do nosso Estado. E também para incentivar o tur" 

A ponte

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Nova Ponte da Madalena é inaugurada em Vila Velha
|  Foto: Arquivo público do ES

Construída em 1896, com vigas de madeira, parte da ponte tinha desabado no dia 3 de dezembro de 2017, durante fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo. Em 2015, ela passou por um processo de reestruturação, se tornando o portão de entrada do Parque Municipal de Jacarenema.

O contrato para a reconstrução da ponte foi assinado em 01 de novembro de 2023. Na época,  o prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou que a obra era um desejo antigo da comunidade. “Fruto de uma gestão comprometida com a nossa população. Com muito planejamento, vamos resgatar este importante marco histórico da Barra do Jucu, de Vila Velha e do nosso Estado”, afirmou Arnaldinho Borgo.

Com um investimento de R$ 11.183.547,02, a ponte inaugurada nesse sábado tem 93,41 metros de extensão, tendo sido projetada exclusivamente para pedestres e ciclistas. Além da estrutura, a obra inclui dois mirantes e iluminação especial.

Memorial do Congo

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Nova Ponte da Madalena é inaugurada em Vila Velha
|  Foto: Divulgação/Adessandro Reis/PMVV

Um dos destaques do evento foi o memorial do Congo. Composto por casacas de 6 e 7 metros de altura e tambores de 1,30 metro, a estrutura é uma homenagem  a essa importante manifestação cultural capixaba. O memorial  exibe cores que remetem às raízes culturais e à ancestralidade dos povos originários e africanos. O verde representa a Banda de Congo Jacarenema, o azul faz alusão ao legado de Mestre Honório e às raízes da Barra do Jucu, enquanto o amarelo e o vermelho homenageiam Mestre Alcides.

Foi idealizado pelo carnavalesco Petterson Alves que explicou que a estrutura celebra a cultura capixaba e o compromisso com o meio meio ambiente. “Além de celebrar a cultura do Congo, o memorial integra elementos de preservação ambiental, simbolizados pelas orquídeas, que reforçam o compromisso com o meio ambiente, destacando a relação entre tradição e natureza, tão presente na Barra do Jucu”, afirmou Petterson.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: