Vida Pet: especialistas explicam mitos e verdades sobre os gatos
Especialistas explicam, por exemplo, que os felinos são carinhosos, brincalhões e se apegam aos seus lares e tutores
Escute essa reportagem

Frio. Indiferente. Sempre cai em pé. Não gosta do dono. E, se for preto, dá azar. Essas frases soam familiares? Apesar dos gatos estarem cada vez mais presentes nos lares brasileiros, muitos mitos ainda os cercam. A Tribuna consultou especialistas para esclarecer verdades e desmistificar essas crenças.
Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a população de gatos cresceu 6% entre 2022 e 2023, passando de 29 para 30 milhões.
Mas os mitos continuam. Mariana Segatto, cientista de dados, conta que já escutou muitos desde que adotou o Toru, em 2019, e a Tina, em 2022.
“Já ouvi também sobre serem culpados pela toxoplasmose, mas não é verdade. Não é todo gato que é infectado. E quando é infectado, é transmissível por no máximo duas semanas no tempo de vida inteiro do bichinho. Os grandes vilões da toxoplasmose são carne crua, água contaminada e vegetais mal lavados”, afirma.
Sobre o mito de que gatos pretos trazem azar, Mariana garante que com certeza não é verdade. “Eles são muito amáveis, perspicazes e grandes companheiros.”
A veterinária Érica Baffa explica que essa associação remonta à época medieval, quando os gatos eram vistos como criaturas demoníacas por causa dos olhos que brilham no escuro.
“Na verdade, esse brilho se deve ao tapete lúcido, uma estrutura que os ajudam a caçar em horários crepusculares. É uma adaptação”.
Embora o preconceito e a desinformação ainda existam, isso tem diminuído, destaca Érica.
“Hoje, atendemos um número muito maior de tutores que consideram seus gatos membros da família – até como filhos”, afirma.
Outro mito comum é o de que os gatos podem beber leite sem problemas. A veterinária Polyana Paixão explica que o leite pode causar intolerância e diarreia, pois os felinos não possuem enzimas suficientes para digerir esse alimento.
Por fim, embora os gatos sejam conhecidos por sua destreza e capacidade de cair em pé, nem sempre isso acontece.
“Quem adota um gato precisa conhecer essas verdades. Eles dependem do ser humano, necessitam de carinho, atenção e se sentem inseguros se ficarem sozinhos. Além disso, é fundamental manter a vacinação e realizar visitas periódicas ao veterinário”.
FIQUE POR DENTRO
1 Gatos não gostam de humanos
Mito. Os gatos são muito apegados a seus tutores e sentem falta quando eles não estão em casa. Eles precisam de muitas coisas dos humanos: cuidado, atenção e carinho. Além das necessidades básicas: tratamento médico, alimentação e higiene. O ronronar, por exemplo, é um sinal de felicidade.
2 São animais que devem ficar dentro de casa
Verdade. A recomendação veterinária é que os gatos não devem ir para a rua. Isso ocorre por uma questão de segurança. Na rua, o gatinho pode pegar doenças infecciosas, ser atropelado, envenenado, sofrer maus-tratos. Especialistas dizem que, em casa, a expectativa de vida do felino é muito maior.
3 Odeiam água
Mito. Na verdade, os gatos não odeiam água, eles simplesmente não gostam de tomar banho. Isso ocorre porque quando um tutor dá banho no animal, ele tira o cheiro dele e isso incomoda o animal, porque é a forma que ele usa para marcar território e se sentir seguro.
4 Castração evita tumor
Verdade. Os gatos são diferentes dos cães. A fêmea tem um cio desregulado, constante e com uma tendência maior a desenvolver tumores de mama e biométrio. Daí a importância da castração.
5 Transmitem asma
Mito. A asma é um processo inflamatório. O gato não transmite, mas pode desenvolver, assim como o humano.
6 São caçadores e precisam caçar até o fim da vida
Verdade. Gatos são caçadores por natureza e estimular essa atividade é fundamental para seu bem-estar. Incentive brincadeiras de caça dentro de casa com bolinhas, ratinhos, varinhas com penas e catnip.
Atenção: Se seu gato permanece isolado, quieto ou se esconde o dia inteiro, ele pode não estar bem.
7 Podem ser adestrados
Verdade. Eles podem ser treinados por meio de comandos e comida. Mas isso precisa ser feito desde que são filhotes.
8 Esporotricose é uma doença de gato
Mito. Os gatos são tão vítimas dessa doença quanto os humanos. A esporotricose é causada por um fungo que vive no ambiente, presente em matéria orgânica contaminada no solo e no musgo. Humanos e outros animais podem contrair a doença se expostos ao fungo, por exemplo, ao se arranharem com espinhos contaminados.
Dica: Gatos que permanecem em ambientes internos têm chances mínimas de desenvolvê-la.
9 Gatos não são “frios”
Verdade. Eles aprendem com facilidade, interagem, gostam de estar próximos de quem se identificam. Além disso, são carinhosos, brincalhões e se apegam aos seus lares e tutores.
10 Não podem conviver com gestantes por causa da toxoplasmose
Mito. Para que um gato consiga transmitir a toxoplasmose para o humano, esse precisa ingerir suas fezes.
Especialistas explicam que é muito mais fácil a pessoa pegar a doença por causa de carne crua e salada mal lavada.
O gato só transmite os cistos da doença por 15 dias após se infectar.
Fonte: Veterinários entrevistados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários