X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vida de padre fundador da Festa da Polenta vira filme

Lançado no YouTube, documentário Cacique Pena Branca: Uma Lenda Vendanovense conta trajetória de Padre Cleto Caliman


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vida de padre fundador da Festa da Polenta vira filme
Vida de padre fundador da Festa da Polenta vira filme |  Foto: Divulgação/Festa da Polenta

A vida e a obra de Padre Cleto Caliman, uma das figuras mais importantes da história de Venda Nova do Imigrante e fundador da Festa da Polenta, são reveladas no documentário Cacique Pena Branca: Uma Lenda Vendanovense, lançado na última terça-feira no YouTube.

A produção homenageia o legado do religioso, que morreu em fevereiro de 2005, destacando sua trajetória espiritual e seu papel transformador no desenvolvimento social, cultural e estrutural da cidade localizada na Região Serrana do Estado.

Dirigido por Heitor Delpupo Alves, Patrícia Altoé Possebon e Leandro Fidelis, o documentário combina entrevistas com pessoas que conviveram com Padre Cleto, imagens de arquivo e narrativas que mostram momentos marcantes de sua vida.

Entre as contribuições do religioso está sua participação na construção da BR-262.

“Produzir o documentário foi um mergulho na história de minha cidade e uma oportunidade de compreender como ela se tornou o que é hoje. Contar a história desse personagem tão relevante para Venda Nova é uma forma de honrar e preservar sua memória. Foi uma experiência gratificante”, afirmou Heitor Delpupo Alves, publicitário de 33 anos.

Entre os depoimentos estão os das irmãs de Padre Cleto, Cacilda e Enedina Caliman, além do arquiteto e amigo João Lucas Ribeiro Borges. Também participam Tarcísio José Caliman, presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), e Marco Antônio Grillo, entre outros, que ajudaram a compor um retrato inspirador do sacerdote.

Segundo os idealizadores, a Festa da Polenta, que desde 1979 celebra a cultura e as tradições dos imigrantes italianos, é um dos grandes legados de Padre Cleto.

Sua visão ajudou não apenas a consolidar a identidade cultural de Venda Nova, mas também a impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

“O documentário reflete essa ligação entre história e patrimônio cultural, mostrando como iniciativas como a Festa da Polenta fortalecem o vínculo das pessoas com suas raízes e, ao mesmo tempo, promovem o crescimento da cidade. Além disso, reforça a importância das políticas públicas”, completou Heitor.

O documentário Cacique Pena Branca: Uma Lenda Vendanovense foi feito com recursos do edital da Lei Paulo Gustavo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: