X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Turistas mais satisfeitos com a hospitalidade capixaba, diz pesquisa

Pesquisa mostra que 75,7% consideraram o acolhimento ótimo e 97,7% recomendariam o Espírito Santo como destino turístico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turistas mais satisfeitos com a hospitalidade capixaba, diz pesquisa
Casal Maurício e Thamirys, com os filhos Ayla e Theo, veio do Rio de Janeiro para curtir as praias de Guarapari |  Foto: Roberta Bourguignon/AT

Se no senso comum os capixaba são pouco hospitaleiros, do tipo que atravessam a rua para ter certeza de que não vão dar bom dia a ninguém, uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur/ES) aponta o oposto. Turistas que são tanto daqui, quanto de fora do Estado, estão mais satisfeitos com a hospitalidade no Espírito Santo.

A pesquisa com quase 3.500 pessoas em 14 municípios teve como objetivo identificar  o perfil dos turistas que visitam o Estado. Do total, 75,7% consideraram a hospitalidade ótima e 97,7% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o Espírito Santo como destino.

Na última pesquisa, em 2021, apenas 37, 8% consideravam a hospitalidade ótima, enquanto 50% responderam que era boa.

“É um dado que nos deixa muito felizes. Mais de 75% dos entrevistados apontam a nossa hospitalidade como um atrativo. O Espírito Santo recebe bem quem decide conhecer o nosso Estado”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Weverson Valcker Meireles. 

Ele complementa apontando que cerca de 20% dos turistas visitam pela primeira vez o Espírito Santo.

“Isso é a importância de vender bem o destino com a segurança de que  nossa população recebe bem o turista”, afirmou o secretário.

Atrativos naturais

 A pesquisa também aponta que 40,5% dos turistas que visitam o Estado tiveram como fator decisivo para a escolha do destino os atrativos naturais capixabas, como praias, rios, cachoeiras e montanhas.

O bombeiro militar Maurício Maia, de 39 anos, a esposa Thamirys Maia, 32, e os filhos Ayla, 2, e Theo, 7, vieram de Cambuci, no Rio de Janeiro, e escolheram a Praia dos Padres no primeiro dia em Guarapari. 

“Viemos atrás das praias. Nosso primeiro dia está sendo na Praia dos Padres e ficamos encantados com tudo. As crianças também adoraram”, revelou a mãe.

Praias encantadas

A professora Eulilian Freitas, 41 anos, o marido, o empresário José Carlos Júnior, 43, e os filhos Alice, 6, e Daniel, 3, são mineiros e ficaram encantados com as praias capixabas, principalmente em Guarapari. Essa semana, a família visitou a Praia da Bacutia.

“As praias daqui são muito boas. Com água mais clara, vimos os peixinhos e viemos brincando de ver o próprio pé durante a caminhada. O que mais chama a atenção no Estado são mesmo as praias”, afirmou Eulilian.

A PESQUISA

Perfil

> A pesquisa entrevistou 3.490 turistas em 14 municípios com o objetivo de identificar o perfil do turista e excursionista no Espírito Santo neste verão de 2023.

Maioria capixaba

> Do total, 3.462 eram brasileiros, sendo que 41,9% dos turistas são capixabas.

> Entre os turistas que vêm de fora do Estado, a maioria é de Minas Gerais, com 35,2%. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 8,2%, e São Paulo, com 5,8%.

> Entre os estrangeiros, 21,4% são portugueses. Em seguida, aparecem os   alemães, com 14,3%, e os estadunidenses, com 10,7%.

Turistas satisfeitos

> Mais de 75% apontaram como ótima a hospitalidade dos capixabas e 97,7% indicariam o Estado como destino.

Motivos da viagem

> O lazer é o principal motivo que leva os turistas a visitarem o Estado, com 83% dos turistas.

> O principal fator de escolha dos turistas pelo Espírito Santo são as belezas naturais, com 40,5% dos entrevistados.

> Em cada cinco turistas entrevistados, um  visitou  o Espírito Santo pela primeira vez. 

> As principais fontes de informação para a escolha do destino foram a indicação de parentes e amigos e, em seguida, as redes sociais.

Hospedagem e consumo

> A maioria dos turistas se hospedou em apartamentos ou casas alugadas. Em 2021, a preferência era a casa de parentes e amigos.

> O tempo médio de permanência dos turistas no Espírito Santo foi de oito dias.

> Mais de 80% dos turistas consumiram em bares e restaurantes em 2023. Na pesquisa realizada em 2021, este número era de  67,5%.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo (Setur/ES).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: