Turistas mais satisfeitos com a hospitalidade capixaba, diz pesquisa
Pesquisa mostra que 75,7% consideraram o acolhimento ótimo e 97,7% recomendariam o Espírito Santo como destino turístico
Escute essa reportagem

Se no senso comum os capixaba são pouco hospitaleiros, do tipo que atravessam a rua para ter certeza de que não vão dar bom dia a ninguém, uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur/ES) aponta o oposto. Turistas que são tanto daqui, quanto de fora do Estado, estão mais satisfeitos com a hospitalidade no Espírito Santo.
A pesquisa com quase 3.500 pessoas em 14 municípios teve como objetivo identificar o perfil dos turistas que visitam o Estado. Do total, 75,7% consideraram a hospitalidade ótima e 97,7% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o Espírito Santo como destino.
Na última pesquisa, em 2021, apenas 37, 8% consideravam a hospitalidade ótima, enquanto 50% responderam que era boa.
“É um dado que nos deixa muito felizes. Mais de 75% dos entrevistados apontam a nossa hospitalidade como um atrativo. O Espírito Santo recebe bem quem decide conhecer o nosso Estado”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Weverson Valcker Meireles.
Ele complementa apontando que cerca de 20% dos turistas visitam pela primeira vez o Espírito Santo.
“Isso é a importância de vender bem o destino com a segurança de que nossa população recebe bem o turista”, afirmou o secretário.
Atrativos naturais
A pesquisa também aponta que 40,5% dos turistas que visitam o Estado tiveram como fator decisivo para a escolha do destino os atrativos naturais capixabas, como praias, rios, cachoeiras e montanhas.
O bombeiro militar Maurício Maia, de 39 anos, a esposa Thamirys Maia, 32, e os filhos Ayla, 2, e Theo, 7, vieram de Cambuci, no Rio de Janeiro, e escolheram a Praia dos Padres no primeiro dia em Guarapari.
“Viemos atrás das praias. Nosso primeiro dia está sendo na Praia dos Padres e ficamos encantados com tudo. As crianças também adoraram”, revelou a mãe.
Praias encantadas
A professora Eulilian Freitas, 41 anos, o marido, o empresário José Carlos Júnior, 43, e os filhos Alice, 6, e Daniel, 3, são mineiros e ficaram encantados com as praias capixabas, principalmente em Guarapari. Essa semana, a família visitou a Praia da Bacutia.
“As praias daqui são muito boas. Com água mais clara, vimos os peixinhos e viemos brincando de ver o próprio pé durante a caminhada. O que mais chama a atenção no Estado são mesmo as praias”, afirmou Eulilian.
A PESQUISA
Perfil
> A pesquisa entrevistou 3.490 turistas em 14 municípios com o objetivo de identificar o perfil do turista e excursionista no Espírito Santo neste verão de 2023.
Maioria capixaba
> Do total, 3.462 eram brasileiros, sendo que 41,9% dos turistas são capixabas.
> Entre os turistas que vêm de fora do Estado, a maioria é de Minas Gerais, com 35,2%. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 8,2%, e São Paulo, com 5,8%.
> Entre os estrangeiros, 21,4% são portugueses. Em seguida, aparecem os alemães, com 14,3%, e os estadunidenses, com 10,7%.
Turistas satisfeitos
> Mais de 75% apontaram como ótima a hospitalidade dos capixabas e 97,7% indicariam o Estado como destino.
Motivos da viagem
> O lazer é o principal motivo que leva os turistas a visitarem o Estado, com 83% dos turistas.
> O principal fator de escolha dos turistas pelo Espírito Santo são as belezas naturais, com 40,5% dos entrevistados.
> Em cada cinco turistas entrevistados, um visitou o Espírito Santo pela primeira vez.
> As principais fontes de informação para a escolha do destino foram a indicação de parentes e amigos e, em seguida, as redes sociais.
Hospedagem e consumo
> A maioria dos turistas se hospedou em apartamentos ou casas alugadas. Em 2021, a preferência era a casa de parentes e amigos.
> O tempo médio de permanência dos turistas no Espírito Santo foi de oito dias.
> Mais de 80% dos turistas consumiram em bares e restaurantes em 2023. Na pesquisa realizada em 2021, este número era de 67,5%.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo (Setur/ES).
Comentários