Terapias sem uso de remédios para tratar doenças que lotam prontos-socorros

| 19/10/2020, 15:16 15:16 h | Atualizado em 19/10/2020, 16:04

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-10/372x236/sessao-de-acupuntura-tecnica-pode-ser-usada-no-tratamento-de-distensao-muscular-rinite-sinusite-asma-dor-de-cabeca-e-crises-de-ansiedade-a361070e5a995800a59b2611fe39d3d0/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-10%2Fsessao-de-acupuntura-tecnica-pode-ser-usada-no-tratamento-de-distensao-muscular-rinite-sinusite-asma-dor-de-cabeca-e-crises-de-ansiedade-a361070e5a995800a59b2611fe39d3d0.jpeg%3Fxid%3D146465&xid=146465 600w, Sessão de acupuntura: técnica pode ser usada no tratamento 
de distensão muscular, rinite, sinusite, asma, dor de cabeça
 e crises de ansiedade
Sinusite, asma, enxaqueca e dor muscular. Problemas de saúde muito comuns que estão entre os principais motivos das idas às emergências e prontos-socorros, segundo os médicos.

Para situações como essas, existem inúmeros tratamentos disponíveis, incluindo terapias sem uso de remédios, como a acupuntura, ozonioterapia e até uma mesa que trata problemas na coluna, por exemplo.

Há casos, porém, em que é preciso associar o uso de medicamentos ao tratamento, de acordo com os especialistas.

O ortopedista Thanguy Friço destaca que a dor de coluna, em geral, é a segunda mais frequente, porém, é a mais incapacitante. “Estamos desenvolvendo várias técnicas em que seja possível melhorar a vida do paciente”.

Entre as opções, ele destaca a terapia com ozônio e a mesa de tração, que fornece um procedimento não cirúrgico, indolor e livre do uso de medicamentos para pacientes que sofrem de doenças na coluna. Segundo o ortopedista, em média, são necessárias 20 sessões.

Especialista em acupuntura e ortopedia, a médica Roberta Ramos explica que a acupuntura pode ser usada em casos onde o paciente apresenta falta de ar em decorrência de uma crise de asma, por exemplo.

Quando a terapia é aplicada no pronto-socorro, geralmente são usadas poucas agulhas. “Desbloqueamos o evento doloroso ou psíquico, como uma crise de ansiedade ou enxaqueca aguda”.

Recentemente, o ator Rodrigo Lombardi postou uma foto onde aparece fazendo acupuntura para tratar a sinusite.

Segundo Roberta, o problema pode se manifestar de forma aguda ou crônica e pode ser tratado com a acupuntura, mas os quadros infecciosos da sinusite também precisam de antibióticos.

A terapia de ozônio com insuflação auricular é outro tratamento alternativo que, segundo a biomédica Juliana Pedrosa, do espaço PB Saúde Integrada, consiste em aplicar o ozônio pelo ouvido. “Pode ser usado para tratamento de rinite, bronquite e outras patologias. É considerado um antibiótico natural”.

Já a terapia de hidrodetox pode ser usada para desintoxicação e traz benefícios em casos de doenças respiratórias, segundo a terapeuta quântica Edivanda Santana.

Livre das crises e dos medicamentos

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-10/372x236/a-assistente-administrativa-erica-soares-procurou-tratamento-de-ozonioterapia-para-tratar-a-enxaqueca-b2dc6c6b42527dc85e59cbcdb88e84c8/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-10%2Fa-assistente-administrativa-erica-soares-procurou-tratamento-de-ozonioterapia-para-tratar-a-enxaqueca-b2dc6c6b42527dc85e59cbcdb88e84c8.jpeg%3Fxid%3D146466&xid=146466 600w, A assistente administrativa Erica Soares procurou tratamento de ozonioterapia para tratar a enxaqueca

Uma queda capilar levou a assistente administrativa Erica Soares, de 37 anos, a procurar pelo tratamento de ozonioterapia, com a biomédica Juliana Pedrosa.

Foi aí que ela descobriu que também poderia tratar uma doença crônica: a enxaqueca, por meio da ozonioterapia com insuflação auricular.

Erica conta que já teve crises de dor de cabeça que a levaram ao pronto-socorro, onde foi descoberta a doença. “Passei por cardiologista e neurologista e comecei a fazer uso de um medicamento controlado, para os casos de crise”, relatou.

De acordo com ela, já na primeira sessão sentiu a melhora. “Eu estou na sexta sessão e, até hoje, não tive crises. Nem analgésicos precisei tomar”, comemorou.


Terapias alternativas


Ozonioterapia

  • Prática integrativa e complementar que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica, e promove melhoria de diversas doenças, como dor de coluna, asma, sinusite, bronquite, artrite e enxaqueca.

Acupuntura

  • É uma tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, por meio da inserção de finas agulhas metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de doenças.
  • Pode ser usada no tratamento de distensão muscular, dores no joelho, rinite, sinusite, asma, crises de ansiedade e enxaqueca.
  • É um dos tratamentos mais antigos do mundo (foi criado há mais de dois milênios) e pode ser de uso isolado ou integrado com outros recursos terapêuticos.

Hipnoterapia

  • Conjunto de técnicas que, por meio de intenso relaxamento, concentração e/ou foco, induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permita alterar uma ampla gama de condições ou comportamentos indesejados, como medos, fobias, insônia, depressão, angústia, estresse e dores crônicas.

Mesa de tração

  • Projetada para tratar e descomprimir os discos intervertebrais degenerados através de distração lombar ou cervical. É usada no tratamento de hérnia de disco, dor cervical, lombar e ciática, entre outros.

Biodetox

  • Tratamento terapêutico que combina a desintoxicação e o reequilíbrio energético da hidroterapia com tratamento iônico através dos pés. Estimula o processo de oxigenação do cérebro, diminuindo as dores de cabeça e crises de asma, além de melhorar a qualidade do sono.
Fontes: Ministério da Saúde, especialistas consultados e pesquisa AT.

Tratamentos complementares também são feitos pelo SUS

Alguns tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, chamados de Práticas Integrativas e Complementares, também são oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.

Homeopatia, acupuntura, hipnoterapia e fitoterapia são os tratamentos oferecidos no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CRPIC), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As práticas estão disponíveis no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, de segunda a sexta-feira. Para ter acesso aos serviços, basta ir ao local ou ligar para os telefones 3636-2698 ou 3636-2699.

Em Vitória, a prefeitura informou que oferece consultas de homeopatia e acupuntura, além de fornecer os medicamentos homeopáticos e fitoterápicos gratuitamente. As consultas são realizadas por especialistas no Centro Municipal de Especialidades de Vitória.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: