Seleção do MEC agora vai ter curso a distância

| 27/05/2020, 15:25 15:25 h | Atualizado em 27/05/2020, 16:10

O Ministério da Educação (MEC) ampliou as possibilidades de estudantes que pretendem ocupar uma vaga no ensino superior público no País.

O órgão alterou a portaria com as regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que une vagas em instituições federais a candidatos interessados, e incluiu a oferta de vagas em cursos a distância.

A seleção é feita de acordo com o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ainda não tem data para ocorrer este ano.

É a primeira vez que as instituições poderão ofertar vagas em cursos não presenciais. O prazo para se cadastrem é até sexta-feira.

Além disso, a portaria determina que as instituições ofereçam o serviço online para que o estudante possa encaminhar os documentos necessários para matrícula.

As alterações já passam a valer para o processo seletivo do segundo semestre deste ano.

“Demorou muito a colocar a opção de EAD. Era uma necessidade que já existia. Muitas instituições, que possuíam cursos totalmente presenciais, agora estão passando a ter cursos de forma online. O Sisu abre novas portas para os alunos”, disse Maria José Cerutti Novaes, psicopedagoga e mestre em Educação.

Para a estudante Maria Eduarda Bermond, que vai tentar Arquitetura na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a EAD pode ser uma facilidade para muitos estudantes. “Estou me preparando. Estudo pela manhã, através de aulas online, e a tarde faço revisão, mas quero curso presencial”.

O MEC ainda não informou a data da inscrição do Sisu. Como não foram fechadas as instituições participantes, não é possível saber os cursos e quantas vagas na modalidade serão abertas.

Até o momento, a Ufes não utiliza notas do Enem para ingresso nos cursos a distância. O ingresso é feito por meio de processo seletivo simplificado, com provas aplicadas nos polos de ensino. A possibilidade será avaliada pela Ufes.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-05/372x236/selecao-do-mec-vai-ter-curso-a-distancia-91fd04763f9dd015d9e6a4781e962a99/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-05%2Fselecao-do-mec-vai-ter-curso-a-distancia-91fd04763f9dd015d9e6a4781e962a99.jpeg%3Fxid%3D124063&xid=124063 600w, Maria Eduarda acredita que o curso a distância pode ser uma facilidade

Saiba mais


Sisu

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) agora vai contar com oportunidades para estudantes que querem fazer um curso de ensino superior a distância (EAD).

  • Como não há data para o Enem, nota usada na seleção, ainda não foi divulgado quando começam as inscrições do Sisu para os estudantes.

  • A Ufes, para os cursos ofertados a distância, faz um processo seletivo simplificado, com provas aplicadas nos polos de ensino a distância. A possibilidade de uso do Enem para essa seleção será avaliada.

Fonte: MEC e Ufes.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: