Projeto para preservar acervo pomerano e alemão de Santa Maria de Jetibá
Lançamento foi realizado neste domingo (26)
Escute essa reportagem
Muito da formação das famílias descendentes de pomeranos e alemães de Santa Maria de Jetibá e regiões vizinhas agora está reunido por meio do projeto “Inventário, Conservação e Digitalização do Acervo Histórico dos Manuscritos” do Instituto de Patrimônio Cultural & Arquivos – CULTURARQ.
O lançamento foi realizado neste domingo (26), no Salão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria de Jetibá, no centro da cidade.
O evento, que será gratuito, vai contar com atividades, como uma palestra sobre o processo de identificação por meio de inventário e uma oficina de genealogia.
O projeto reuniu os arquivos históricos do patrimônio documental descritos pelos primeiros imigrantes europeus em solo capixaba. São registros que apresentam uma cronologia histórico-social, que abrange o período de 1903 a 2000, descritos em manuscritos com escrita paleográfica/gótica em língua pomerana (dois livros) e em língua portuguesa (12 livros), que pertencem à Paróquia Luterana de Santa Maria de Jetibá.
Esses dados no final do projeto serão disponibilizados para pesquisadores por meio de publicação de inventário impresso e digital.
O encontro contará com palestra sobre o processo de inventário em que serão apresentadas as técnicas arquivísticas utilizadas e os benefícios de acesso ao acervo para as comunidades. A Oficina de Genealogia vai apresentar sobre a formação de árvores genealógicas, ou seja, uma linha dos históricos das famílias que chegaram na região capixaba.
Comentários