X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Professor de ginástica aos 80 anos esbanja saúde: "Segredo é se manter ativo"


Ouvir

Escute essa reportagem

Na areia, na grama ou na quadra, o professor de Educação Física Elias dos Santos, de 80 anos, espalha o amor que tem pelo esporte, a alegria e a vitalidade por onde passa.

Elias pratica atividade física desde pequeno. Começou pela natação, por morar próximo a um rio, e pelo voleibol. Mesmo depois de aposentado, há 20 anos, continua se exercitando e dando aulas.

O professor acredita que o segredo para manter a vitalidade e a saúde é ter uma vida ativa, por meio do exercício físico, e procurar por qualidade de vida.

Nascido em Aimorés, Minas Gerais, veio para Vitória aos 21 anos para fazer faculdade de Educação Física, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente, mora em Vila Velha.

Após se formar, atuou em áreas como dança, ginástica e futebol de areia e de campo.

Elias é especialista em ginástica e dança e já foi técnico da seleção portuguesa de futebol de areia. Atualmente, trabalha com ginástica aeróbica e circuito de areia. “Adoro ser professor de Educação de Física. É a minha vida. Só não trabalho sábado e domingo, em que tiro para dormir e relaxar”.

Elias levanta às 4 horas para trabalhar. A primeira aula acontece às 6h15, em um circuito funcional na Praia da Costa, em Vila Velha.

À noite, às 19h30, a rotina continua: ele dá aula de ginástica aeróbica, em um projeto da Prefeitura de Vitória, em Jardim da Penha (às terças e quintas-feiras) e no Tancredão (às segundas e quartas-feiras), para quase 200 alunos.

Com relação à alimentação, Elias contou que come de tudo. “É só regrar a quantidade e a qualidade”, disse. “Como muita verdura e salada, a única coisa que não gosto de comer é quiabo”, brincou.

O que também não pode faltar no dia a dia de Elias é tirar uma soneca depois do almoço, comer um bombom e ouvir uma boa música.

A aposentada Maria Helena de Mendonça, 68 anos, faz aulas com Elias há 44 anos e pretende continuar por muitos outros.

“Quando comecei a fazer ginástica, eu não gostava, passei a gostar por causa da ginástica dele. Ele leva o aluno a gostar daquilo, porque faz com muito amor. Se ele não existisse, eu o inventaria”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Professor de ginástica aos 80 anos esbanja saúde: "Segredo é se manter ativo"
Elias dos Santos trabalha com ginástica aeróbica e circuito de areia: “Adoro ser professor, é a minha vida” |  Foto: Beto Morais/AT

Entrevista - Elias dos Santos. professor de educação física: “O esporte é a minha vida”


O que começou com nadar no rio, praticar voleibol e fazer ginástica terminou na graduação em Educação Física e no amor pela profissão. “O esporte não é a minha paixão, é a minha vida”, disse o professor aposentado Elias dos Santos, de 80 anos.

A Tribuna – Por que você decidiu ser professor?

Elias dos Santos Quando eu fazia ginástica, o professor sempre me colocava na frente para ser o guia, porque conseguia pegar os movimentos rapidamente. Também fui campeão de dança de salão. Tudo isso me motivou a ser professor de Educação Física.

Quando veio para o Estado?

Quando eu tinha 21 anos, na década de 1960, para estudar Educação Física. Morava em uma pensão no Parque Moscoso, em Vitória. Depois de formado, fui para Baixo Guandu, onde trabalhei durante seis anos, e depois fui para o Rio de Janeiro para me especializar.

Quatro anos depois, retornei para o Espírito Santo e comecei a morar em Vila Velha, onde estou até hoje.

Qual é o seu sonho para daqui para frente?

O meu sonho é que os políticos brasileiros valorizem os professores de Educação Física e a atividade física, porque é ela que nos coloca de bem com a vida, tanto de saúde quanto espiritual. Já ajudei a tirar muitas senhoras da depressão com as minhas aulas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: