Passageiros reclamam de fila de 40 minutos para recarregar cartão do Transcol
Escute essa reportagem
A recarga do CartãoGV, que dá acesso aos ônibus do Sistema Transcol, tem sido um problema para muitos usuários, dentro e no entorno dos terminais na Grande Vitória. Os passageiros reclamam dos transtornos nas filas e do tempo de espera que chega a 40 minutos.
De acordo com os entrevistados, as filas costumam ser ainda mais caóticas nos horários de pico, que é quando a maioria consegue tirar um tempo para realizar a recarga.
Usuária do Sistema, a diarista Rosângela Eduardo Frgi, de 59 anos, costuma recarregar o seu cartão no Terminal de Carapina.

“Eu costumo perder até 20 minutos tentando colocar créditos. Dentro do terminal, por exemplo, tem duas filas. Se o passageiro entra no ônibus e descobre que não tem mais crédito, ele tem que descer antes de entrar no terminal e pegar uma fila bem cheia”.
O professor Augusto César Alves, 28 anos, relata que quem depende da recarga nos terminais, principalmente no horário de pico, corre o risco de perder o horário de trabalho.
“A fila é quase uma instituição. Quem fica do lado de fora costuma se misturar ao pessoal que vende passagem clandestinamente e às pessoas que querem entrar no terminal, então fica tudo muito embolado. Se a pessoa tiver pressa, pode se complicar e muito”.
A solução para muitos passageiros seria o retorno dos cobradores para ocuparem esse espaço. Para a trabalhadora doméstica Maria Augusta Rondow, de 45 anos, essa seria uma grande oportunidade para trazer esses profissionais de volta.
“Ter que recarregar o cartão costuma ser uma situação muito chata. Dependendo do movimento, você não sai da fila antes de 15 minutos. Com a volta dos cobradores para esse serviço, acredito que teríamos mais agilidade”.
Recarga
Em nota, a GVBus orienta os passageiros a recarregarem os seus cartões com antecedência, evitando comprar os créditos na hora do embarque.
Atualmente, são 150 pontos de venda e recarga do cartão, como shoppings, rodoviária, aeroporto, farmácias e outros estabelecimentos. Além disso, existem os aplicativos disponíveis nos smartphones e a recarga online pelo site www.cartaogv.com.br.
Cobrador vai atender usuário dentro do coletivo
Em relação ao pedido dos usuários para que os cobradores que estão afastados dos ônibus trabalhem na recarga dos cartões, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que os cobradores remanescentes do sistema devem retornar ao trabalho no interior dos coletivos, que possuem o posto de cobrador, a partir de do ano que vem.
Informou ainda que esses cobradores vão efetuar as recargas de forma embarcada, de segunda a sexta-feira, em horários de pico, por meio de cartões de crédito ou débito.
Dos 3.200 cobradores que integravam o Sistema Transcol em 2019, cerca da metade já foi contemplada pelo acordo de requalificação ou demissão voluntária. Entre os cobradores requalificados, 480 são motoristas ou manobristas, 160 atuam na área operacional, 105 são porteiros, 100 são fiscais, 75 trabalham na manutenção, 22 estão nas áreas administrativas e 18 em bilheteria.
Atraso para chegar ao local de trabalho
A trabalhadora doméstica Flávia da Silva Alves, de 46 anos, passou por uma longa espera para fazer a recarga do seu Cartão Transcol na última quinta-feira. Ela perdeu 40 minutos na fila, tempo precioso para quem precisa ir trabalhar ou cumprir outras tarefas diárias.
“Tive de enviar mensagem para a minha patroa avisando que iria atrasar, pois perdi 40 minutos para recarregar o meu cartão de passe”, afirmou Flávia.
Entre as suas experiências na espera pela recarga, ela já presenciou filas enormes e problemas técnicos. “Já aguardei para comprar passe junto com cerca de 20 a 30 pessoas. Isso sem falar que acontece de a máquina apresentar algum tipo de problema, o que aumenta o transtorno”.
SAIBA MAIS
Pontos de venda
- Segundo O GVBus, atualmente existem 150 pontos de vendas do CartãoGV espalhados pela Grande Vitória, em vários shoppings, na rodoviária, no aeroporto de Vitória, entre outros locais.
Aplicativos e máquinas
- O passageiro pode realizar a sua recarga pelos aplicativos disponíveis no app ÔnibusGV, disponível no Google Play Store.
- O usuário pode também recarregar o seu cartão nas máquinas de autoatendimento, nas lojas do GVBus, com os agentes de vendas e nas catracas de todos os terminais da Grande Vitória.
Lojas
- É possível também recarregar na Loja do GVBus na Ufes ou na Loja Central, localizada no Edifício Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, ao lado da Caixa Econômica Federal, da Reta da Penha em Vitória.
- Acesse a lista completa dos locais: www.cartaogv.com.br/onde-adquirir
Fonte: Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória - GVBus.
Comentários