Orla de Praia Grande terá novo calçadão e ciclovia; veja como vai ficar
Primeira etapa vai contemplar a área compreendida entre a Passarela da Moqueca e a Praia do Amor, na Rodovia do Sol
Escute essa reportagem
A orla de Praia Grande, em Fundão, será revitalizada e ganhará novo calçadão, ciclovia, pista para veículo especial, infraestrutura para lazer com deques e pórticos de madeira, bicicletário, lixeiras com coleta seletiva, arborização, rede de drenagem, estrutura de segurança e paisagismo em geral.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (26), pelo governador do Estado, Renato Casagrande, com a publicação do edital de licitação para selecionar a empresa que fará as obras, que será realizada em duas etapas.
Carlos Guimarães, subsecretário de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, conta que a primeira etapa vai contemplar a área compreendida entre a Passarela da Moqueca e a Praia do Amor, na Rodovia do Sol.
“O projeto todo contempla a orla desde a foz do rio Fundão. Ele foi dividido em duas etapas e estamos começando pelo final da orla por conta da foz do rio, onde será feito um desassoreamento, e faremos isso de modo que uma obra não atrapalhe a outra”.
O investimento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), é de R$ 16,7 milhões. “Vamos também fazer a reconstrução de alguns pontos da faixa de areia que foram assoreados com o tempo, realizando a engorda dela”.
Ao todo, serão 25.102,85 m de blocos de concreto e 6.233,70 m de passeios, além de 1.856 metros de rede de drenagem.
“A preservação é um ponto importante do projeto. A proposta contempla paisagismo com plantio de 11.391,32 m de grama esmeralda e 274 novas árvores”, disse Guimarães.
“A partir de agora, com a publicação do edital de licitação, teremos até o final de fevereiro de 2025 para eleger a empresa ganhadora, que vai executar a obra. O prazo para execução de uma obra desse porte é de 12 meses. Então, nós teríamos aí, por volta de março a abril de 2026, para que a primeira parte da obra seja concluída”.
A expectativa é de que as obras melhorem a qualidade de vida dos moradores e incentivem o turismo. “Praia Grande é muito boa, de água mais quentinha, mas a infraestrutura dela é precária. Com a revitalização, a valorização da área incentiva o turismo e traz mais renda para a cidade”.
Comentários