X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ônibus elétrico para ligar Serra e Cariacica

O veículo vai operar a linha 515 do Transcol, devido ao grande fluxo de passageiros. Outros três entram em testes até o final deste ano


Imagem ilustrativa da imagem Ônibus elétrico para ligar Serra e Cariacica
Veículo elétrico, que acabou de chegar ao Estado, tem piso baixo, sem escadas, e não faz barulho |  Foto: Divulgação

O primeiro ônibus elétrico do Estado vai circular pela Grande Vitória nos próximos dias. O veículo vai transportar passageiros do sistema Transcol, da linha 515 (Terminal de Laranjeiras x T. de Campo Grande), ligando Serra a Cariacica.

Nesta terça, um veículo foi apresentado às 10 horas, em evento no Parque da Cidade, na Serra. Outros três chegam para reforçar a frota até o final do ano, de acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Fábio Damasceno.

“A linha 515 foi escolhida por ter grande fluxo de passageiros. Neste primeiro momento, os veículos vão funcionar como um teste, por exemplo da logística de recarga”, afirmou o secretário.

Fábio Damasceno contou que os ônibus não fazem barulho, têm ar-condicionado e piso baixo. “Não tem escada, é no nível da calçada. É mais confortável, uma evolução no transporte público. Assim como a frota que possui ar-condicionado, tem o motorista, mas não tem cobradores”, destacou o secretário.

Ele frisou ainda que toda a frota é adaptada para pessoas com deficiência. 

De acordo com Damasceno, a modernização não vai ter custos na passagem. “Sem custos. Faz parte da projeção de renovação e ampliação da frota, iniciada em 2019. Até o final deste ano, serão 654 ônibus com ar-condicionado, entre eles, estes quatro elétricos”, afirmou.

O ônibus acabou de chegar ao Estado e seguirá para emplacamento e vistoria para só então começar a operar. Até o final de outubro chega o segundo veículo. E os dois últimos chegam em novembro.

“Haverá uma estrutura nas garagens para carregar os veículos. Vão rodar, principalmente, nos horários de pico da manhã e da tarde”, informou o secretário.

De acordo com a montadora Caio, as empresas Expresso Santa Paula, Nova Transportes, Serramar e Unimar foram as primeiras do Estado a adquirirem unidades do eMillennium, modelo desenvolvido especificamente para chassis com propulsão elétrica.

No total são quatro unidades, uma para cada empresa, que atuam no transporte coletivo de passageiros no Espírito Santo.

Saiba mais

- O  modelo eMillennium  tem piso baixo e sistema de ar-condicionado com filtro antipólen, que evita passar para o ambiente interno partículas de poeira, fungos e bactérias. 

- O amplo salão interno conta com catraca eletromecânica, e validador eletrônico, além de preparação para a instalação de microcâmeras, monitor, sistema GPS e wi-fi.

- Os ônibus, chamados de e-Bus, têm 12,5 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros.

- Eles foram fabricados, em parceria, pelas empresas nacionais, Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria), WEG (motor elétrico e baterias) e Eletra (montagem). 

- Todos têm ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos ônibus, além de frenagem regenerativa, que possibilita recargas a cada frenagem.

- Os veículos têm autonomia de 120 a 150 km, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60 km/h.

Fonte: Fábio Damasceno, GVBus e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: