Obra de restauração do Radium Hotel, em Guarapari, será concluída em um ano
Ordem de serviço para início da obra foi assinada na manhã deste sábado (26)
Escute essa reportagem

A restauração do Radium Hotel, um dos monumentos históricos mais emblemáticos de Guarapari, deve ser concluída em até um ano. A ordem de serviço para a obra foi assinada na manhã deste sábado (26), durante evento que contou com a presença do governador Renato Casagrande.
A empresa responsável pela obra será o Instituto Modus Vivendi, que também realizou a restauração do Palácio Anchieta, em Vitória.
Inaugurado em 1953, o Radium marcou uma era de ouro para o turismo capixaba, chegando a ser um dos hotéis mais famosos do Brasil. Fechado desde 1992, o prédio foi tombado como bem cultural e arquitetônico pelo Governo do Estado em 1998.
O Governo do Estado investirá R$ 23,7 milhões na transformação do local, que contará com café, museu, área para exposições, salas de aula, auditório e incubadora de negócios. A Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, onde o hotel está localizado, também será revitalizada, com palco para shows, fonte interativa e espaço para eventos.

Após a restauração, o espaço ganhará nova funcionalidade, tornando-se o primeiro Centro de Inovação para o Turismo do Espírito Santo, através de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fecomércio-ES, por meio do Senac e do Sesc.
“Esse trabalho será fundamental para incentivar o empreendedorismo e muito importante para o turismo. O Radium Hotel é conhecido no Brasil todo, muita gente tem história aqui, e será um equipamento essencial para a formação de profissionais de turismo”, destacou o governador.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, o planejamento para o novo espaço inclui a oferta de cursos, eventos e apresentações culturais na praça.
“Nós temos uma agenda forte com a sociedade. O Sesc vai trazer uma série de eventos de cultura, e o Radium se tornará a primeira escola do Senac voltada apenas para o turismo no Brasil. Queremos que ela sirva como um vetor para a sociedade”, adiantou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários