Novos tratamentos para deixar o cabelo mais bonito

Uma das novidades é um ultrassom que faz o diagnóstico de dano nos fios do cabelo antes de definir o tratamento adequado

Marcela Delatorre, do jornal A Tribuna | 16/07/2022, 13:10 13:10 h | Atualizado em 16/07/2022, 13:10

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120095_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120095_00.jpg%3Fxid%3D359536&xid=359536 600w, A recepcionista Alessandra Nardi fez três sessões para a queda de fios com a  dermatologista  Karina Mazzini
 

Vários fatores interferem na saúde do cabelo, como procedimentos químicos em excesso, falta de vitaminas, anemia e estresse. Assim, é comum que os fios fiquem danificados ou comecem a cair, o que causa muita preocupação, principalmente entre as mulheres.

O lado positivo é que as clínicas dermatológicas estão investindo cada vez mais em tecnologias para solucionar esses problemas.  Uma das novidades que já pode ser encontrada no Espírito Santo é o Ultrassom de Análise Capilar, que faz o diagnóstico de dano nos fios do cabelo, para então garantir um tratamento com mais exatidão.

A especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica dermatologista  Karina Mazzini revela que conheceu o equipamento em um congresso. “Eu soube na hora que precisava trazê-lo para a minha clínica. Com ele, conseguimos saber exatamente o que aquele cabelo precisa”.

A nova tecnologia é utilizada para conciliar os tratamentos dermatológicos e estéticos. Para a terapeuta capilar Rubia Galvão, que trabalha em parceria com   Karina, o trabalho em conjunto garante um tratamento direcionado e personalizado aos pacientes.

“Cuidamos das doenças do couro cabeludo e também dos fios. Com o diagnóstico correto, sabemos quais as proteínas necessárias para deixar aquele cabelo com mais volume, brilho e beleza”.

Já para a queda de cabelo, que é um dos principais problemas tratados em clínicas de dermatologia, existem diversos tratamentos disponíveis no Estado.

A recepcionista Alessandra Nardi, de 40 anos, é uma das pessoas que buscou  tratamento para o problema. “Comecei um tratamento em janeiro, fiz três sessões e já percebo muita diferença”, revelou.

Ela afirma que deixar as madeixas bem apresentadas é  importante. “O cabelo é o cartão de visita. Claro que existe um conjunto, mas ele chama  a   atenção quando é bonito”.

A também especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com formação em Tricologia Médica, a médica dermatologista Christina Drummond ressalta que fazer o diagnóstico correto do que está causando a queda do cabelo é fundamental para o tratamento.

“Muitas vezes o paciente pode ter uma queda de cabelo associada a alguma doença. Então, temos que usar o medicamento específico para tratar o que causou essa queda. Não adianta só tratar o cabelo”.

Conheça  algumas opções

Ultrassom de análise capilar 

- É um aparelho de ultrassom que analisa o dano dos fios.

- Para realizar a análise, um fio do cabelo da paciente é colocado dentro do ultrassom e depois misturado com diversas substâncias químicas para que ocorra um diagnóstico preciso.

- Esse diagnóstico terá como resultado se o dano nos fios, em geral,  é muito intenso ou moderado.

- A partir desse resultado, o tratamento adequado é iniciado.

- O objetivo do procedimento é trazer a proteína de volta para o cabelo, o que oferece mais volume, brilho e beleza para os fios.

 Laser de thulium

- Utilizado para tratar a queda de cabelo, o laser age no bulbo capilar, estimulando a proliferação de células que condicionam o crescimento capilar.

- Ele também aumenta o fluxo sanguíneo no local e estimula a liberação de fatores de crescimento, que são essenciais para tornar os fios já existentes mais densos.

Drug Delivery Digital

- Também utilizado para a queda de cabelo, é realizado com um equipamento para injetar no couro cabeludo medicamentos e nutrientes na profundidade correta.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120095_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120095_01.jpg%3Fxid%3D359537&xid=359537 600w, Led Capilar: crescimento
 

LED capilar

- É um equipamento que emite uma luz de LED diretamente no couro cabeludo.

- Aumenta a  vascularização do folículo piloso e estimula o crescimento capilar.

MMP

- Também conhecido como Microinfusão de Medicamentos na Pele.

- É realizado através de um aparelho que realiza microperfurações superficiais, ao mesmo tempo em que é injetado o medicamento específico para o tipo de queda capilar.

Fonte: Especialistas consultadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: