Novos hospitais abrem mais leitos para pacientes no Estado

| 09/07/2020, 14:22 14:22 h | Atualizado em 09/07/2020, 14:39

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-07/372x236/novos-hospitais-abrem-mais-leitos-29c8bf5d096ad30e7c9b0604f01547f8/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-07%2Fnovos-hospitais-abrem-mais-leitos-29c8bf5d096ad30e7c9b0604f01547f8.jpeg%3Fxid%3D131201&xid=131201 600w, Novo Hospital da Unimed

Enquanto cresce a preocupação sobre a ocupação de leitos em hospitais no Estado, por causa da demanda causada pela pandemia, também vem aumentando a quantidade de leitos disponíveis, inclusive na rede privada.

Apesar da redução de cirurgias eletivas e de exames, as empresas têm optado por manter o cronograma de expansão. Com isso, pelo menos dois novos hospitais particulares foram inaugurados nos últimos três meses.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Espírito Santo tem, neste momento, cerca de 10 mil leitos, somando sistemas particular e público.

O mais novo hospital particular abriu as portas no último dia 23, o Hospital MedSênior, na avenida Leitão da Silva, em Vitória. O pronto-socorro da unidade foi aberto na segunda-feira.

O Hospital MedSênior tem 105 leitos. A unidade de terapia intensivista (UTI) conta com 29, sendo 20 deles para pacientes com Covid-19.

A unidade tem 8 mil metros quadrados e três centros cirúrgicos para procedimentos de alta complexidade nas áreas cardíaca, ortopédica, neurológica, urológica, ginecológica e oncológica. O hospital vai atender aos clientes do plano de saúde.

“Estamos no momento funcionando com 35 unidades de internação e 29 UTI. Os demais leitos estão prontos e sendo abertos de acordo com a demanda”, explica o diretor técnico do hospital e intensivista, médico Marcio Nascimento.

“O plano tem clientes com idade a partir de 49 anos, mas a maioria dos pacientes é idosa. Com certeza isso, aumenta o desafio para os profissionais de saúde do hospital porque os idosos são do grupo de risco”, afirma o diretor.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Unimed Sul inaugurou, em abril, o Novo Hospital Unimed, no Km 5 da Rodovia Cachoeiro-Safra. Com quase 17 mil metros quadrados, há 130 leitos, sendo 30 de UTI. Vinte são exclusivas para coronavírus.

“Entendemos que havia a necessidade de ampliar os leitos no Estado por causa da pandemia. Atendemos aos clientes não só do Sul do Estado, mas também da Unimed Vitória e do norte fluminense”, conta o presidente da Unimed Sul Capixaba, médico Leandro Baptista.

Vagas são abertas também no SUS até o fim do mês

No Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado segue com o trabalho de ampliação do número de leitos, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), mais leitos do SUS ficarão disponíveis até o fim deste mês.

“A Secretaria informa que a capacidade de atendimento para pacientes com o novo coronavírus está sendo ampliada semanalmente com a abertura de leitos que estão distribuídos em unidades próprias (majoritariamente) e em contratualização com entidades filantrópicas e hospitais privados”, explicou a Sesa, em nota.

“A previsão da Sesa para o final do mês de julho, com a quinta fase de expansão de leitos no Estado, é poder disponibilizar, seja com abertura, adaptação ou compra de leitos, mais de 1.600 leitos”, afirmou a secretaria.

Ainda de acordo com a Sesa, há, neste momento, cerca de 10 mil leitos no Estado, somando os sistemas público e privado.

Desse total, 6.450 estão disponíveis para os pacientes da rede SUS no Espírito Santo, sistema que tinha, até esta quarta-feira (08), 1.434 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Dessa quantia, 698 são de UTI e 736 de enfermaria, segundo números divulgados pela Sesa.

De acordo com o Painel Covid-19, da Sesa, desses 1.434 leitos exclusivos para Covid-19, 1077 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para coronavírus do SUS no Estado, neste momento, é de 75,10%. Já a taxa de ocupação da UTI destinada ao Covid-19 é de 84,24%.


SAIBA MAIS



Novos leitos

  • Dois novos hospitais particulares foram inaugurados no Estado nos últimos meses, durante a pandemia do novo coronavírus.
  • Com isso, a quantidade de leitos disponíveis no Espírito Santo foi ampliada, assim como os leitos com atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou que tenham testado positivo para Covid-19.
  • De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), há cerca de 10 mil leitos em geral, neste momento, no Estado, somando os sistemas públicos e privados de saúde e também os leitos que não são para atendimento exclusivo da Covid-19.
  • Desses leitos, 6.450 estão disponíveis na rede SUS.

Medsênior

  • Entre os novos hospitais particulares está o Hospital MedSênior, localizado na avenida Leitão da Silva, no bairro Gurigica, em Vitória, inaugurado no final de junho.
  • O hospital tem 105 leitos. Neste momento, 29 estão na unidade de terapia intensivista (UTI), sendo 20 exclusivos para pacientes com Covid-19.
  • De acordo com o diretor técnico do hospital e intensivista, médico Marcio Nascimento, a taxa de ocupação dos leitos neste momento no Hospital MedSênior é de cerca de 65%.

Unimed

  • Outra unidade hospitalar particular inaugurada recentemente é o novo Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, com quase 17 mil metros quadrados, aberta em abril.
  • A NOVA unidade da empresa de plano de saúde tem 130 leitos, sendo 30 de UTI. Desses leitos de UTI, 20 são exclusivos para pacientes com quadro de novo coronavírus.
  • O hospital atende pacientes e clientes do Sul do Estado, da Região Metropolitana e até do Norte do Rio de Janeiro. A taxa de ocupação dos leitos na unidade é de cerca de 70%.

Fonte: Hospitais citados e Sesa.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: