X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novos cursos de graça para aprender profissão pela internet

Ao todo, são 20 mil vagas em 20 cursos. Entre as novidades estão Design Gráfico e Comunicação e Fotografia com Celular


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novos cursos de graça para aprender profissão pela internet
Fotografia com celular é um dos novos cursos que serão oferecidos pelo Programa Qualificar ES |  Foto: Reprodução/Canva

Chance de qualificação profissional! A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) está com inscrições abertas para a 1ª oferta do Programa Qualificar ES – On-line Geral.

Ao todo, são 20 mil vagas distribuídas em 20 cursos gratuitos que têm carga horária de 120 horas. Eles fazem parte de diversas áreas, e, inclusive, novos foram adicionadas à grade do programa, como Design Gráfico e Comunicação, Photoshop Básico e Fotografia com Celular para seu Negócio.

As inscrições devem ser feitas até 23h59 do próximo dia 27, por meio do site qualificar.es.gov.br. Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas de cada oportunidade.

Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos, completos na data do início do curso, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. E o candidato classificado só terá direito ao certificado de qualificação profissional se obtiver o aproveitamento de, no mínimo, 60%.

Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, destacou a importância da ação.

“Ela qualifica a mão de obra para o trabalho, emprego e renda através de cursos modernos e ligados às demandas atuais do mercado, promove inclusão social, capacitação, empreendedorismo e reduz os índices de vulnerabilidade social e extrema pobreza”.

Eliana Machado, diretora da Center RH, vê a iniciativa com bons olhos. “O fato de ser um curso on-line não perde nenhum valor, muito pelo contrário. Dá oportunidade para aquela pessoa que não está inserida no mercado participar, porque ela não terá nenhum custo”.

A profissional pontuou ainda que há, sim, um destaque no mercado para quem faz essa qualificação profissional. “Alguns dos cursos são aliados a empresas que estão hoje com vagas disponíveis e que muitas vezes não têm esse profissional com formação”.

Crédito

Bruno Lamas afirmou que alunos certificados pelo programa têm direito ao Nosso Crédito Qualificar: até R$ 10 mil, para pagar em até três anos, com até seis meses de carência, sem avalista (o Estado que é o agente), para quem for empreender.

Inscrições

Devem ser feitas até 23h59 do dia 27 deste mês, por meio do site qualificar.es.gov.br

Cada interessado pode se inscrever em dois cursos distintos.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento do número de vagas de cada curso.

O resultado vai ser divulgado no dia 7 de março e os cursos serão realizados entre 19 de março e 30 de maio.

Acesso

Será liberado no dia do início do curso, 19 de março, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Caso o candidato classificado já tenha realizado curso do Programa Qualificar ES em 2024, continuará utilizando o mesmo usuário já utilizado em cursos anteriores.

Para o primeiro acesso do candidato classificado, o login será o CPF cadastrado no ato da inscrição e a senha padrão Qualificar2025, devendo ser alterada, obrigatoriamente, no primeiro acesso ao curso.

Certificado

O candidato classificado só terá direito ao certificado se obtiver o aproveitamento de, no mínimo, 60% do curso. O certificado só será emitido após a data fim das aulas.

Os cursos:

  • Alfabetização e letramento.
  • Atendimento ao cliente (novo).
  • Auxiliar administrativo.
  • Auxiliar de creche.
  • Design Gráfico e Comunicação (novo).
  • E-Commerce.
  • Educação especial e inclusiva.
  • Empreendedorismo e inovação.
  • Ferramentas do Google para os negócios.
  • Fotografia com celular para seu negócio (novo).
  • Gestão financeira para pequenas e médias empresas.
  • Inclusão sociodigital para melhor idade.
  • Informática avançada.
  • Maquiagem.
  • Marketing digital para seu negócio
  • Panificação.
  • Photoshop básico.
  • Redação para o Enem.
  • Secretaria escolar.
  • Word e Excel.

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: