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Cidades

Novo projeto dá cara nova ao Mercado da Capixaba


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Depois de obras de restauração das fachadas interna e externa, o Mercado da Capixaba, no centro de Vitória, passará a contar com áreas para lazer, gastronomia, cultura e comércio em um visual que lembra a década de 1920.

O espaço, com mais de 1.500 metros quadrados, terá 18 lojas, elevador e ar-condicionado, além de um pátio central, com áreas de circulação e banheiros.

É o que prevê um projeto de reforma que foi apresentado pela Prefeitura de Vitória aos moradores e comerciantes locais, em uma reunião online, ontem.

De acordo com o projeto, a construção terá dois pavimentos. O primeiro vai abrigar lojas comerciais, pontos de atendimento turístico e área de lazer.

Já o segundo pavimento terá espaço para manifestações culturais, como peças de teatro e apresentações musicais.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, a obra promete trazer a identidade do capixaba para o mercado.

“O projeto de execução já está pronto. O edital será lançado no segundo semestre deste ano, mas ainda não podemos precisar a data de início, pois temos o processo licitatório pela frente, o que pode atrasar ou não o início da obra”, disse o secretário.

“Queremos abrir um debate amplo com todos a respeito do uso do mercado. Para a concessão da área das lojas, daremos voz ativa aos comerciantes, artistas e moradores. Mas o importante, antes disso, é definir com eles o que será realizado em termos de cultura, gastronomia, música”, acrescentou.

O presidente da Associação dos Comerciantes da Vila Rubim, Eugênio Inácio Martini , que participou da reunião ontem, disse que os comerciantes e moradores da região querem que seja resgatada a memória da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Novo projeto dá cara nova ao Mercado da Capixaba
Perspectiva mostra como ficará o mercado após a reforma. Edital para as obras será lançado no 2º semestre |  Foto: Prefeitura de Vitória/ Divulgação

Para Martini, o Mercado da Capixaba “é a história viva do centro de Vitória”.

Ele lembra que o local abrigava bares, restaurantes e tinha um visual característico, que atraía um público diversificado, incluindo moradores, turistas, intelectuais e autoridades.

“Os antigos comerciantes foram retirados. Queremos ver o resgate, não somente a revitalização. O passado também é vida”, comentou.

Saiba mais

História

  • O Mercado da Capixaba foi inaugurado em 1926, com o objetivo de ser um espaço público com bares, artesanato e gastronomia.
  • O local sempre foi referência para os moradores e para os turistas que frequentam o litoral capixaba.
  • Ao longo de quase um século de história, o mercado já abrigou bares, restaurantes, hotéis, a Secretaria Municipal de Cultura, a Junta de Alistamento Militar e um auditório da Rádio do Espírito Santo.
  • No local, existia até mesmo um atracadouro para embarcações, pois o mar chegava próximo à avenida Princesa Isabel, que era usada como acesso para o abastecimento do mercado.
  • A origem do nome veio da avenida Jerônimo Monteiro, que, anteriormente, era chamada de “Avenida Capixaba”.
  • Em 1994, o prédio histórico e toda a arquitetura original do mercado foram destruídos por um incêndio causado por armazenamento irregular de fogos de artifício em uma das lojas.
  • Na tragédia, morreram quatro pessoas e outras 26 ficaram feridas. Além disto, 46 lojas foram totalmente destruídas pelas chamas.


O novo projeto

  • O Mercado será restaurado e terá novas fachadas (interna e externa). O local será climatizado, terá elevador, área de lazer e convivência, bares, restaurante e lojas de artesanato.
  • A ideia é que o espaço seja um lugar que ofereça opções como gastronomia, cultura, lazer e comércio.
  • O projeto prevê três acessos ao Mercado da Capixaba: a rua Desembargador O'Relly de Souza, a avenida Princesa Isabel e a avenida Jerônimo Monteiro.
  • A rua Arariboia será transformada em uma via para pedestres e receberá urbanização, sendo totalmente pavimentada. Ela ganhará um novo projeto de paisagismo, além de serviços de drenagem.
  • O prédio terá dois pavimentos, com mais de 1.500 metros quadrados de área construída.
  • A proposta prevê que, o pavimento superior tenha uma área específica para atividades culturais. Já no primeiro pavimento haverá uma valorização do pátio interno, ponto de atendimento turístico, comercialização de música e arte local.
  • No total, serão 18 lojas, banheiros, pátio central, calçadas, áreas de lazer e de circulação.
  • A ideia central é dar destaque à vocação mercantil do local e à manutenção das atividades culturais, ligando a edificação a sua função original que é referência de tradição no centro de Vitória.
  • O edital de execução, dando início do processo licitatório, será lançado no segundo semestre deste ano, de acordo com a Prefeitura de Vitória. Ainda não há previsão para o começo das obras.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Moradores querem mais melhorias na região

A obra do Mercado da Capixaba agrada moradores e comerciantes do centro de Vitória. Apesar disso, eles esperam por outras ações para a melhoria geral da região.

“Não podemos esquecer de políticas habitacionais para o centro de Vitória. Precisamos dar o devido valor aos imóveis desta região. Eles também fazem parte da história viva da cidade”, defendeu Walace Bonicenha, 54, morador do Centro.

O presidente da Associação dos Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), Lino Felleti, disse que os moradores também querem poder opinar no projeto do Mercado da Capixaba.

“Queremos participar da discussão sobre como será usado o espaço depois de pronto. Que nossa voz, dos comerciantes, moradores e artistas, seja ouvida”, disse.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, o mercado é um espaço público e, por isso, a realização da obra de restauração. Os demais prédios, disse, são particulares, cabendo aos seus proprietários a responsabilidade sobre eles.
 

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