Novas vagas de estacionamento no Centro de Vitória

O objetivo é aumentar o movimento do comércio na região

Vinícius Guidoni e Cecília Ribeiro, jornal A Tribuna | 27/11/2021, 15:27 15:27 h | Atualizado em 27/11/2021, 15:27

Após demanda dos comerciantes do centro de Vitória, a prefeitura viabilizou 50 novas vagas de estacionamento em duas importantes avenidas da região: Princesa Isabel e Governador Bley. O objetivo é   aumentar o movimento do comércio.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00107140_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00107140_00.jpg%3Fxid%3D264778&xid=264778 600w,
  

A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura. “Nós fomos ao local e fizemos estudo sobre o giro dos carros nas esquinas e vimos a possibilidade de uma parte da avenida Princesa Isabel e uma parte da Governador Bley colocar o estacionamento”, disse o secretário da pasta, Alex Mariano. 

As vagas não serão disponibilizadas durante todo o dia, e sim com algumas restrições de horário, sendo permitido o estacionamento de veículos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 14 horas. No domingo, não há permissão para estacionar no local. 

“Esse horário é porque, após as 16h, começa o pico de trânsito da tarde, no sentido sul. Então se houver duas faixas obstruídas, pode ter congestionamento. Então fizemos o projeto permitindo estacionar na faixa da direita, entre 9h e 16h”, explicou Alex Mariano. 

A medida será observada para avaliar se o impacto da mudança será negativo ou não no trânsito da região, mas até o momento, o secretário afirmou que não houve problema. Além disso, ele garantiu que as vagas disponibilizadas não terão cobrança de parquímetro.  

Segundo o presidente do Movimento Comunitário do Centro de Vitória (Amacentro), Lino Feletti, o aumento no número de vagas vai ser benéfico para moradores, comerciantes e visitantes do centro.

“Esse aumento vai aproveitar melhor o espaço das ruas, em momentos em que o fluxo de veículos é menor”, avaliou. Além disso, Lino acredita que a iniciativa vai fortalecer a economia do bairro, já que também favorece as pessoas que fazem uso do comércio. 

Sobre o mesmo assunto, mas para a avenida Leitão da Silva, o secretário da pasta disse que também há uma demanda dos comerciantes locais, que solicitam a permissão para estacionar na via. 

Alex disse que a prefeitura sabe do pedido desses comerciantes, mas que ainda não foram feitos os estudos para implantar o estacionamento na região.

Saiba mais

Objetivo é incrementar o comércio

Mais vagas para estacionar no centro de Vítória

- Já estão disponíveis novas vagas destinadas a veículos de passeio na região do centro de Vitória. 

- São  50 vagas nas avenidas Princesa Isabel e Governador Bley.

Demanda de comerciantes da região

- O secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Alex Mariano, afirmou  que o pedido é uma demanda dos comerciantes da região.

- Com as novas vagas habilitadas, a intenção é que o movimento no comércio   seja intensificado.

Regras e restrições

- Será permitido o estacionamento de veículos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 14 horas. No domingo, não há  permissão para estacionar no local.

- Após esses horários, o secretário explica que já começa o aumento no fluxo de veículos na região.

- Assim, a proibição é para evitar engarrafamentos.

- No entanto, o secretário afirmou que não será exigido o pagamento de parquímetro. 

Comunidade aprova

- O presidente do Movimento Comunitário do Centro de Vitória (Amacentro), Lino Feletti, disse que o aumento no número de vagas vai ser benéfico para moradores, comerciantes e visitantes do Centro.

- Além disso, Lino acredita que a iniciativa vai fortalecer a economia do bairro.

Leitão da Silva

- A prefeitura também informou que recebeu pedido de comerciantes da avenida Leitão da Silva para o mesmo propósito, mas que ainda não iniciou os estudos para viabilizar as possíveis novas vagas.

Fonte: Prefeitura de Vitória e Movimento Comunitário do Centro de Vitória (Amacentro)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: