X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novas escolas de Vila Velha vão atender crianças de 1 a 5 anos

Inauguração das duas unidades de ensino em Vila Velha está prevista para o 1º semestre. Também haverá entrega de 25 quadras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novas escolas de Vila Velha vão atender crianças de 1 a 5 anos
Carla Cabidel, secretária de Educação de Vila Velha, diz que o número de vagas ofertadas deve crescer |  Foto: Leone Iglesias/AT

Duas novas unidades de educação infantil para crianças de 1 a 5 anos estão previstas para o primeiro semestre deste ano em Vila Velha.

Elas fazem parte do plano municipal de educação, que prevê ao todo a entrega de 22 novas unidades. Dessas, 17 já foram entregues e cinco estão em construção, sendo que ainda não há data para inauguração de três delas. A entrega de 25 novas quadras poliesportivas cobertas também faz parte do plano.

O impacto da ampliação na rede pública já pode ser percebido, com um aumento de 2.085 vagas em todas as etapas de ensino. A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Prefeito Solon Borges Marques, em Jaburuna, e a UMEI Professora Odete Herculano Bianchi, em Jabaeté, já estão prontas.

A secretária de Educação de Vila Velha, Carla Cabidel, destaca que o número de vagas ofertadas deve crescer à medida em que novas unidades sejam entregues e ampliações forem concluídas.

“Somente em janeiro foram construídas 12 novas salas de aula, atendendo dois turnos. Além disso, há projetos de modernização das escolas”.

A secretária conta ainda que fazem parte do plano do município escolas de tempo integral com laboratórios móveis, com notebooks e tablets que podem ser levados até a sala de aula, conforme necessidade dos professores.

capacidade

Segundo Carla Cabidel, a capacitação dos servidores é o primeiro passo para a implementação de novas ferramentas.

Além disso, investimentos estão sendo feitos na modernização dos laboratórios já existentes. “Outro foco é a ampliação dos projetos esportivos nas escolas, de acordo com a infraestrutura de cada unidade. Algumas contam com natação, judô, balé, handebol e futsal. Esses projetos ocorrem no contraturno das aulas e incentivam a permanência dos alunos na escola”.

Outro ponto é a continuidade na entrega de kits de uniforme e material escolar. Neste ano são 56 mil alunos com kit completo de uniforme e material. A alimentação escolar também recebeu atenção especial, com alimentos provenientes da agricultura local. 

Saiba mais

Educação de Vila Velha

Duas novas unidades de educação infantil estão previstas para serem inauguradas no primeiro semestre de 2025. São elas: UMEI Prefeito Solon Borges Marques (Jaburuna) e UMEI Professora Odete Herculano Bianchi (Jabaeté), com novas vagas para crianças de 1 a 5 anos.

Infraestrutura escolar

Ao todo, são 17 novas unidades escolares entregues e cinco em construção. Há ainda 25 novas quadras poliesportivas cobertas.

Além das entregas já programadas, a UMEF Graciano Neves e a UMEI Tia Nenzinha estão em ampliação.

Atualmente, já são 2.085 novas vagas criadas em todas as etapas da educação municipal e a previsão é que novas vagas sejam criadas conforme as entregas.

Tecnologia e modernização

A prefeitura está investindo na formação de professores para uso de inteligência artificial e novas tecnologias. Laboratórios móveis equipados com notebooks e tablets serão implantados para facilitar o ensino digital.

Esporte e cultura

A educação de Vila Velha aposta no esporte, com a ampliação de atividades no contraturno das aulas. São exemplos de modalidades oferecidas natação, judô, balé, handebol e futsal. A ideia é incentivar a prática esportiva para engajar os alunos e fortalecer a permanência na escola.

Material escolar e uniformes

56 mil alunos da rede municipal receberam kits completos de uniforme e material escolar.

Para este ano, os kits contam com a inclusão de novos itens para atender melhor às necessidades dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: