X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morre o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do ES, Sergio Bizzotto

Governador do Estado lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do ES, Sergio Bizzotto
Sergio Bizzotto se aposentou do cargo de desembargador em junho de 2021 |  Foto: Divulgação/TJES

Morreu Sergio Bizzotto, desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A informação foi confirmada pelo TJES, que publicou uma nota de pesar nas redes sociais na manhã desta terça-feira (21).

"Com enorme pesar, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo informa o falecimento do Desembargador Aposentado Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça. As informações sobre velório e enterro serão divulgadas ao longo desta terça feira, 21/1", diz a nota.

Através do X (antigo Twitter), o governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte do desembargador e decretou luto oficial de três dias. "Com profunda tristeza, lamento o falecimento de Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça. Sua carreira como advogado, membro do Ministério Público, magistrado e escritor será eternamente lembrada, deixando-nos um legado de sabedoria, ética e compromisso com a justiça. Em sua homenagem, o Estado estará de luto oficial por 3 dias".

Sergio Bizzotto se aposentou do cargo de desembargador em junho de 2021, após quase 47 anos de exercício da magistratura. Na ocasião, o magistrado recebeu a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário. A causa da morte não foi divulgada até a publicação desta matéria.

Carreira

Sergio Bizzotto Pessoa de Mendonça formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em 1970. Era pós-graduado em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Exerceu a advocacia, foi membro do Ministério Público Estadual e, em 1974, ingressou na magistratura do Espírito Santo, tendo sido promovido a desembargador em 1996.

Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo no biênio 2002/2003, assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral em 2012.

Em dezembro de 2013 foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo para o biênio 2014/2015.

Até a aposentadoria, era integrante da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

Era membro da Academia Espírito-santense de Letras desde 1999, onde ocupa a cadeira 28. Fala russo e alemão.

Possui livros e contos escritos e publicados: “Rua da Conceição, Micarense e Pontal” (Romance); “Sereia do Pó” (Romance); Artigo sobre “Alphonsus Guimarães e o Simbolismo no Brasil”; Conto “O Cruciferário”; “Sobre Índios, Por Índios, Contra Índios” (Monografia Curso de Pós-Graduação); Aplicação do Princípio “In Dúbio Pro Reo” e “Protesto Por Novo Júri no Direito Brasileiro”.

Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: