Morre aos 88 anos campeão de iatismo Paulo Nicolau Lindenberg von Schilgen
Escute essa reportagem
O Espírito Santo perdeu Paulo Nicolau Lindenberg von Schilgen: um atleta, empreendedor, pioneiro no melhoramento genético e criação de gado da raça Nelore, no Estado.
Aos 88 anos, ele morreu ao lado da família, em São Paulo, após ficar internado devido a uma pneumonia.
“Por onde ele passava, estava sempre com o sorriso no rosto”, conta Taíssa von Schilgen, uma de suas três filhas. Ela descreve o pai como um homem equilibrado, gentil, educado e sedutor.
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Paulo trabalhou durante oito anos como Superintendente do Departamento Estadual do Ministério da Agricultura no Espírito Santo.

Destacou-se como atleta no iatismo, sendo Campeão Sul Americano e Cubano de vela nas classes Snipe, Optimist e Lazer e levando os prêmios para o Iate Clube do Espírito Santo.
Além disso, seu legado é de muito trabalho e dedicação à população capixaba. Idealizou o Parque Natural von Schilgen, instalado na casa de seu pai, Nicolau von Schilgen, na Praia do Canro, Vitória.
Parte do espaço foi doado à Prefeitura de Vitória para acolher a comunidade. “Meu pai era um homem muito generoso”, lembra Taíssa.
Ao longo da vida, Paulo deu continuidade ao trabalho do pai, um alemão que veio ao Brasil e tornou-se precursor na exportação de café no Brasil, navegação e comércio exterior.
A filha de Paulo destaca a bondade do pai, sempre muito agradável com todos. “Meu pai foi um grande homem, um exemplo de pessoa”.
Comentários