X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Minha diversão é caçar asteroides”, diz menina de 8 anos apaixonada por astronomia


Ouvir

Escute essa reportagem

Aos 2 anos de idade, o brilho das estrelas encantou a pequena Nicole Semião e a levou em uma jornada em busca de conhecimento científico. Aos 4 anos, trocou todas as festas de aniversário por um telescópio.

Agora, aos 8 anos, a menina tem mais de 20 certificados em astronomia, dá palestras em escolas e comanda um Clube de Ciências com crianças de todo o Brasil.

Uma das conquistas recentes de Nicolinha, como é conhecida, é o seu desempenho no projeto Caça Asteroides, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a International Astronomical Search Collaboration (IASC), programa da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos).

Sozinha, ela já identificou oito asteroides (corpos rochosos que possuem órbita definida ao redor do Sol). Agora aguarda avaliação da Nasa para confirmar se foi a primeira pessoa a encontrá-los, processo que pode demorar cerca de seis anos.

Moradora de Fortaleza, no Ceará, a “pequena cientista” é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e integra o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Suas conquistas são acompanhadas e apoiadas pelos pais, Zilma Janacá e Jean Carlo Semião.

A Tribuna – Você lembra quando começou a se interessar pelo céu?

Nicole Oliveira Semião – Quando eu tinha 2 anos, pedi uma estrela para minha mãe. Foi muito difícil fazer ela entender que eu queria uma estrela que estava no céu.

O que te interessou tanto nas estrelas?

Foi pelo brilho, que umas brilham mais e outras menos.

Do que mais que você gosta no espaço?
Gosto também de outros planetas, da Lua e de asteroides. É a minha diversão.

Como você fez para encontrar os asteroides?

A IASC disponibilizou um software e passou pastas onde têm imagens do espaço. Foi nessas imagens que eu identifiquei os asteroides.

Imagem ilustrativa da imagem “Minha diversão é caçar asteroides”, diz menina de 8 anos apaixonada por astronomia
Nicole, 8 anos, é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica |  Foto: Divulgação

Você tem um clube de ciências para crianças?

Eu quero ajudar essas crianças para que tentem entender mais sobre astronomia. É muito legal quando temos acesso ao conhecimento desde pequenininhos.

Quando notou o interesse da Nicole pelo espaço?

Zilma Janacá – Com 2 anos, ela se deitava no chão da área de casa e ficava olhando para o céu. Ela ficava pedindo estrela. Então, nós (eu e o pai) começamos a dar brinquedos de estrela, mas ela dizia: “Essa não, quero aquela”, mostrando as estrelas no céu.

Quando ela completou 4 anos, tomamos um susto porque disse que queria um telescópio. E ela não sabia nem falar a palavra “telescópio” direito.

Dissemos a ela que não tínhamos dinheiro e que um telescópio era o preço de uma festa. Ela disse que trocava todas as festas por um telescópio. Foi quando juntamos dinheiro para comprar o telescópio para ela.

Ela teve a influência de alguém?

Nós não temos conhecimento sobre o assunto. Ela despertou o interesse sozinha ou já “veio de fábrica” com esse amor. Ela realmente gosta e tem interesse em aprender. Pede livro de autores como Carl Sagan. Pode até não entender tudo porque não é superdotada, mas lê muito e tem interesse em aprender.

Quando perceberam que o interesse dela ia além das brincadeiras?

Quando pediu o telescópio e começou a estudar. Ela falou que tinha achado um curso de Astronomia no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Aí entrei em contato. Só que não poderia participar porque era para pessoas a partir de 10 anos e ela ainda tinha 5 anos.

Foi então que ela enviou uma mensagem para o presidente do CEAAL e eu também fui conversando com ele. Dizia que, mesmo que não recebesse certificado, para que pudesse participar. Aí, quando abriram as inscrições no ano seguinte, foi liberado para todas as idades. Então, eu a inscrevi. Ela fez o curso, participou da dinâmica e pegou o certificado aos 6 anos.

Como começou a caçada por asteroides?
Em 2020, assistindo a uma live do MCTI, ela viu que eles falaram do projeto Caça Asteroides e pediu para se inscrever. Ela tentou com pessoas da escola, mas quase ninguém teve interesse de formar equipe com ela. Ela ficou muito triste. Então eu e meu marido formamos equipe com ela, mas ela fez tudo sozinha. Eu não entendo nada e o pai, menos ainda.

Na primeira campanha, ela detectou dois asteroides. Quando foi agora, em 2021, na campanha em maio, ela identificou mais três. Em julho, foram mais dois. E agora em agosto já encontrou mais um.
Quais são as outras realizações como pequena cientista?

Tudo o que ela faz é inusitado. No 1º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica MCTI, ela foi convidada com palestrante; além da quantidade de certificados que tem, que até já parei de imprimir e colocar na parede.

Ela é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a pessoa mais jovem a integrar a IASC-Nasa.

Ela também tem um programa de entrevista no canal dela no YouTube, o Nicolinha 2012. Hoje ela ensina crianças a caçar asteroide.

Como é esse trabalho dela com outras crianças?

O trabalho começou quando ela terminou o curso de astronomia. De tanto buscar informações sobre astronomia para crianças e não encontrar, ela resolveu fazer isso.

Ela tem o Clube de Ciências e Tecnologia no Instagram @nicolinhaekids, que eu coordeno e tem 55 crianças cadastradas de todo o Brasil e uma de Portugal.

Ela quer compartilhar informações e trazer mais crianças para ciência, gerando mais conhecimento.

Quem é

Nicole Oliveira Semião

  • “Nicolinha” é fascinada pelo Universo.
  • Identificou oito asteroides no programa Caça Asteroides, parceria do MCTI com o IASC-Nasa.
  • Tem mais de 20 certificados em cursos sobre astronomia.
  • Bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
  • Integra o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: