Menino prodígio de 3 anos fala três línguas, toca teclado e sabe fazer cálculos
Escute essa reportagem
Augusto é um menino de apenas 3 anos e impressiona pela inteligência. Apesar da pouca idade, ele toca teclado, sabe português, inglês e até o idioma russo. Além disso, consegue fazer cálculos. As informações são do portal Uol.
Segundo a mãe, a professora Giselma Melo, tudo começou quando o garoto de Roraima tinha um ano e meio. A família percebeu que havia algo "diferente" no garoto quando ele citava a palavra "A" sempre que ela aparecia no televisor.
Mesmo assustados, Giselda e o marido Estácio começaram a apresentar outras letras do afalbeto ao filho. Pouco depois, ele começou ler palavras e compor frases.
Detalhe: na época, ele tinha apenas 2 anos de idade. "Tudo o que ele faz eu fico emocionada. Orgulho de mãe", afirma Giselma.

Meses depois, Augusto começou escrever as palavras do alfabeto russo. Algo que nem o pai e a mãe sabiam. Tanto que tiveram que pesquisar para identificar de qual idioma se tratavam as palavras.
"Quando passou um tempo, nós percebemos que ele estava unindo três idiomas. Ele falava muito inglês, além do português e começou a escrever o alfabeto cirílico, que é o alfabeto russo. A gente nem tinha associado. Fomos pesquisar para descobrir que coisa estranha era essa, que alfabeto esquisito ele estava escrevendo, e descobrimos que era o alfabeto russo", contou ao Uol o pai, Estácio, que trabalha como enfermeiro.
Em imagens de uma TV local de Roraima, o garoto pode ser visto identificando bandeiras dois países Uzbequistão e Estados Unidos. Também faz cálculos como multiplicação e divisão.
"É muito importante que não só a criança seja submetida a uma avaliação neuropsicológica, para que se possa traçar quais as áreas de desenvolvimento que estão muito acima da sua faixa de idade, como também a família, porque é preciso lidar com essa situação, tanto para a criança aprender a lidar com esse 'a mais' que ela necessita, como os pais", afirmou a psicopedagoga Jussara Barbosa, à TV local.
E quem disse que Augusto gosta de brinquedos como bolas, carrinhos e bonecos? Ele curte mesmo é música! Primeiro, de acordo com a mãe, ele começou a tocar xilofone. Logo depois, passou para o teclado.
"Quando compramos o teclado no dia das crianças, ele tirou a música 'Brilha, Brilha Estrelinha' e eu fiquei muito surpresa. Na mesma semana, ele começou a tocar 'Für Elise' de Beethoven, pois meu esposo sempre ouve música clássica e ele aprende de ouvido", concluiu a mãe.
Comentários