X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Médico relembra atendimento à própria mãe na UTI: "Maturidade profissional"

Em 27 anos de carreira, aquele momento, que aconteceu quando ele era recém-formado, foi uma das mais delicadas situações que o médico vivenciou.


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Médico relembra atendimento à própria mãe na UTI: "Maturidade profissional"
O médico analisa o que é necessário para tomar decisões rápidas e manter a calma durante atendimentos de emergência |  Foto: Kadidja Fernandes

Durante um plantão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o médico intensivista Eduardo Luchi teve de se preparar para atender a uma paciente, a qual não sabia o nome, e quando a ambulância chegou, veio a surpresa: era a mãe dele.

Em 27 anos de carreira, aquele momento, que aconteceu quando ele era recém-formado, foi uma das mais delicadas situações que o médico vivenciou. Ele compartilha como lidou com o ocorrido.

“O que eu tive de fazer naquele momento? Bom, eu tinha de atender aquela paciente como atenderia qualquer outra. Então, já no início da carreira, atendi minha mãe na UTI. Ela tinha caído na rua e batido a cabeça e o rosto. Houve um traumatismo cranioencefálico e um trauma facial. No final, deu tudo certo”, disse o médico intensivista.

Eduardo Luchi analisa o que é necessário para tomar decisões rápidas e manter a calma durante atendimentos de emergência.

“Entendo que precisamos manter uma postura de maturidade profissional a ponto de compreender que, muitas vezes, um excesso de envolvimento pode prejudicar o tratamento. Tanto é assim que não se recomenda que nós sejamos médicos de um membro da família, por exemplo”, ressaltou.

Histórias inusitadas famosas

UTI após agachamentos

Já pensou se, após realizar agachamentos, você fosse parar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)? Parece inacreditável, mas aconteceu com duas mulheres chinesas.

Elas foram parar no hospital após um treino intenso, ao qual não tinham preparo físico para realizar. Cada uma teria realizado cerca de mil agachamentos.

Elas tiveram rabdomiólise, uma síndrome clínica que envolve a ruptura do tecido muscular esquelético. O caso aconteceu em 2019.

Criança com 526 dentes

Uma criança indiana, de apenas 7 anos, teve 526 dentes retirados de sua boca. De acordo com os dentistas, o menino vivia com uma condição rara chamada odontoma composto, já observada em outros lugares do mundo. A cirurgia teria durado cerca de cinco horas.

Ímãs na bexiga

Um adolescente de 13 anos teve 29 bolinhas magnéticas removidas da bexiga. O jovem as introduziu pelo pênis e precisou de atendimento de emergência.

O caso aconteceu na China, em 2019, e surpreendeu os médicos. O adolescente teria dito que cometeu o ato por curiosidade.

Colapso pulmonar

Após cantar 10 músicas em uma maratona de karaokê, todas com notas agudas, um paciente chinês sentiu dores no pulmão e sofreu um colapso pulmonar. No início, ele ignorou as dores, mas buscou atendimento médico no dia seguinte.

Alergia pós-sexo

Uma americana, de 46 anos, teve uma reação alérgica, após o sexo, a um remédio cujo marido estava tomando. O caso aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos.

Os médicos concluíram que a paciente é alérgica à penicilina, substância comum em antibióticos. O contato com a substância se deu por meio do sêmen do marido.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: