Mais de mil vagas por dia para emitir nova identidade no ES. Veja como agendar

Decisão ocorreu devido à alta procura. Trata-se da maior quantidade já ofertada desde o início dos agendamentos, em julho de 2022

Jonathas Goes, do jornal A Tribuna | 25/04/2024, 17:20 17:20 h | Atualizado em 25/04/2024, 17:19

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Mais-de-mil-vagas-por-dia-para-emitir-nova-identid0017817400202404251601/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FMais-de-mil-vagas-por-dia-para-emitir-nova-identid0017817400202404251601.jpg%3Fxid%3D790226&xid=790226 600w, Kellen Paula Siqueira acredita que a integração de todos os documentos irá facilitar a identificação

Devido à alta demanda pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Grande Vitória, a oferta de agendamentos alcançará 1.081 vagas por dia em maio.

As vagas serão disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 8 horas, com marcação para a semana seguinte. Trata-se da maior quantidade já ofertada desde o início dos agendamentos, em julho de 2022.

Os agendamentos para as novas vagas poderão ser feitos pelo site agenda.es.gov.br, a partir do dia 3 de maio. A perita oficial criminal do gabinete da Polícia Científica (PCIES), Juliana Arósio Sales, conta que a 1ª via da nova identidade não tem emissão de taxas.

“Vamos fazer de forma experimental esse agendamento às sextas-feiras, a partir das 8 horas. Tomamos medidas de aumento da oferta de vagas porque há uma grande demanda. A primeira emissão da nova identidade é gratuita, ou seja, não há emissão de taxas”.

Juliana Arósio Sales recomenda, no entanto, que apenas aqueles com necessidade de renovação do documento o faça neste momento.

“Para quem tem a identidade em boas condições, com foto atualizada, não há necessidade de renovar o documento ainda. O prazo para a renovação é até 2032. Por isso, pedimos que a emissão seja feita por aqueles com maiores necessidades de atualização do documento”.

Na versão digital, é possível incluir outros documentos, como carteira nacional de habilitação, título de eleitor, certificado militar e número de registro profissional, por exemplo. Para isso, basta levar todos os documentos no momento da renovação.

A confeiteira e empreendedora Kellen Paula Siqueira, 38, acredita que a integração de todos os documentos na nova carteira de identidade irá facilitar a identificação. Ela tentará uma vaga para a emissão do documento em maio.

“Minha carteira física de identidade atual é antiga e desatualizada. Em razão disso, surgiu o interesse da minha parte em adquirir o novo modelo, para que eu possa andar com um documento atualizado, conseguindo, assim, exercer todos os meus direitos como cidadã”.

Padrão

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional tem padrão nacional e número único, o Cadastro Único de Pessoas (CPF), para todas as unidades da federação.

Além da integração de outros documentos, a nova CIN inclui um QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável de informações pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados.

A nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo gov.br.

Saiba mais

Oportunidades na Grande Vitória

- Vagas

A oferta de agendamentos para emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI) alcançará 1.081 vagas por dia, em maio, para a Grande Vitória. As vagas serão disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 8 horas.

Para agendar, basta acessar o site agenda.es.gov.br. A partir do dia 3 de maio, as novas vagas serão disponibilizadas.

Ao todo, serão 5.585 vagas para agendamento por semana. Para conferir os locais de emissão do documento em cada município, acesse agenda.es.gov.br, faça o login e veja a disponibilização de endereços.

Segundo o Decreto 10.977/2022, os cidadãos têm até 2032 para obter a primeira via do documento, que será gratuita para todos.

- Nova Identidade

Uma das principais novidades do novo modelo é a unificação do número do RG com o CPF em todo o País. Anteriormente, cada estado adotava sua própria numeração, o que permitia que um mesmo cidadão tivesse números de identidade diferentes em estados diferentes.

Com a unificação, independentemente do estado em que o documento for solicitado, o número do CPF será o número de RG, reduzindo assim a possibilidade de fraudes e inconsistências nas informações.

Fonte: Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: