Mais de 1.200 casamentos duraram menos de 1 ano
Para os especialistas, fim da união de forma rápida está relacionado à falta de paciência e ao comportamento imediatista dos casais
Escute essa reportagem

“Até que a morte os separe”. Se antes era essa a promessa que os casais faziam no altar, hoje muitos se separam na primeira crise, até mesmo antes de um ano de casado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Estado foram mais de 1.200 divórcios com menos de 1 ano de casamento. Os dados são de 2016 a 2020. Somente em 2020, último dado disponível, foram 201.
Um dos divórcios que chamou atenção nos últimos dias foi do ex-jogador Adriano Imperador e da cabeleireira Micaela Mesquita. Eles se separaram exatamente 24 dias depois de assinarem os papéis do casamento no civil.
O motivo: segundo o jornal Extra o jogador foi ver o jogo do Brasil contra a Suíça com amigos, na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. Ele só voltou dois dias depois para casa, não dando qualquer satisfação à mulher, que não aceitou o pedido de desculpas.
Mas o que leva os casais a se separem tão rapidamente após a união formal? Para a psicóloga Paula Jenaína, os divórcios estão relacionados ao comportamento dos casais e ao imediatismo.
“Muitos casam na fantasia do par perfeito e não na busca de um casamento real. Falta paciência para superar as diferenças comuns de um casamento”, destaca.
O psicólogo Alexandre Brito ressalta que os casamentos rápidos evidenciam que há uma mudança nas relações atuais.
“Isso pode demonstrar que as relações estão mais líquidas, no sentido de terem menos solidez, podendo ter característica mais voláteis, assim se sustentam por menos tempo”.
A psicóloga Letícia Santana frisa que para um casamento duradouro é preciso que as duas partes invistam na relação.
“Esse tipo de entrega, hoje, não é muito fomentada. Observamos que a sociedade, atualmente, é muito estimulada a ser individual, a correr atrás dos seus próprios sonhos, a ter uma felicidade muito idealizada. E o casamento vem um pouco nessa contramão, ele fala de abrir mão em prol do outro, fala de construir algo junto e esses princípios não são muito validados hoje”.
Mais tempo de namoro ajuda a evitar separação
Não é segredo para ninguém que muitos casais “encurtaram” o tempo de namoro. Se antes muitos namoravam anos até se casar, hoje, essa realidade tem mudado.
Porém, especialistas afirmam que mais tempo de namoro ajuda a evitar a separação relâmpago. Isso porque o namoro serve para os casais se conhecerem melhor.
Segundo o psicólogo Alexandre Brito, para que um casamento não seja relâmpago, o ideal é que o namoro se transforme em um tempo para conviver e conhecer o outro.
“É para que o casal saiba o que mais incomoda no outro, para que isso não seja, necessariamente, um problema, mas para que o casal se ame apesar dos problemas e assim possa construir soluções e ter mais solidez”.
A psicóloga Letícia Santana destaca que no namoro é importante que o casal converse sobre finanças, criação de filhos e valores familiares. “Percebemos um abreviar dessa etapa, não se namora mais e depois começam a vir as questões”.
O psicólogo e psicoterapeuta Gerson Abarca pontua que hoje existem casais que fazem até psicoterapia para se separar sem trauma.
“Geralmente, os casamentos são rompidos por algum problema tarumático, como infidelidade, agressão ou incompreensão que podem desencadear um trauma. Uma separação malfeita pode levar de 25 a 30 anos para ser bem resolvida em nível emocional”.
Gerson salienta ainda que atualmente cria-se muita expectativa sobre o parceiro. “Há aquela expectativa sobre o que outro pode satisfazer na relação e sempre vai haver uma frustração desta necessidade”, afirma.
Casos de famosos
Fim ainda na lua de mel

A atriz Thaís Fersoza e o ator Joaquim Barbosa namoravam há cinco anos quando decidiram se casar, em 2009.
Oficialmente, o término foi anunciado dois meses depois do casamento, mas a notícia na época era que o ator pediu o divórcio ainda na lua de mel por ter se apaixonado por outra pessoa. Pouco tempo depois que a separação veio à tona, ele assumiu o namoro com a atriz Paolla Oliveira. Hoje Thaís é casada com o cantor Michel Teló.
Festa no castelo em união de 3 meses

O casamento entre a modelo Daniella Cicarelli e o jogador Ronaldo Fenômeno durou três meses. Com apenas oito meses de namoro o casal decidiu se casar.
O relacionamento entre a modelo e o jogador acabou oficialmente em maio de 2005, menos de três meses depois da luxuosa cerimônia, realizada no Castelo de Chantilly, na França, em fevereiro do mesmo ano.
Polêmicas e acusações

Em julho de 2009, a atriz Stephany Brito e o jogador Alexandre Pato fizeram uma cerimônia de matrimônio no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, mas a união só durou nove meses.
A separação foi marcada por polêmicas e acusações. Chegaram até protagonizar briga judicial pela separação de bens. O advogado de Sthefany Britto alegou que a atriz largou sua carreira a pedido de Pato, sendo que o jogador cortou até a internet que a atriz usava para falar com a família.
Comentários