Mais de 100 blitze de trânsito no verão
Até 5 de março de 2025, ações em Vitória serão realizadas pela Guarda e divididas entre blitze de conscientização e fiscalização
Escute essa reportagem
Mais de 100 blitze de trânsito estão programadas para acontecer até o dia 5 de março do ano que vem (Quarta-feira de Cinzas) em ruas e avenidas de Vitória.
Elas serão realizadas pela Guarda Municipal e vão ser divididas entre ações de fiscalização e blitze de conscientização. O objetivo é fazer com que o trânsito se torne mais seguro e o número de acidentes possa ser reduzido.
“As ações serão divididas e vão acontecer estrategicamente em pontos onde temos mais ocorrências. Também vamos dar atenção especial às entradas e saídas das praias, além da orla, que costumam ser pontos de encontro e de maior fluxo de carros durante o verão”, disse Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana da Capital.
A Operação Verão-Vix, como foi chamada, da Secretaria Municipal da Segurança Urbana (Semsu), foi pensada ainda por conta do aumento de turistas que visitam a cidade nesta época do ano.
“São os turistas e as famílias em férias escolares que chegam à cidade atraídos pelas praias, pontos turísticos e também pelos shows”, afirmou Amarílio Boni.
A ação teve início na última quinta-feira. No total, serão 101 ações de fiscalização e de conscientização da Guarda Civil Municipal de Vitória.
Conscientização
“Nas blitze de conscientização, teremos todo o material de divulgação da parte de educação para o trânsito. Vamos utilizar três óculos, dois que simulam a embriaguez e um óculos que simula o sono. O objetivo é levar educação para as pessoas que estão fazendo parte do trânsito”, explicou.
Visitar bares e locais de maior movimentação para fazer esse tipo de divulgação também faz parte do planejamento.
Ao todo, serão 28 intervenções educativas junto à comunidade, um público que vai das crianças aos adultos, levando de forma lúdica e atrativa a educação para o trânsito.
“Tanto a fiscalização quanto a educação no trânsito convergem para uma só proposta, que é trazer respeito no trânsito. É orientar o condutor a fazer o uso responsável do veículo, incentivar o uso de caronas para diminuir a quantidade de veículos e observar os cuidados enquanto pedestres”, disse o secretário.
SAIBA MAIS
Operação Verão-Vix
Vai até 5 de março de 2025 (Quarta-feira de Cinzas). Serão 101 fiscalizações da Guarda Civil Municipal de Vitória distribuídas entre ações de fiscalização e conscientização.
É um planejamento específico para promover a segurança dos moradores e turistas da capital durante o verão de 2024/2025.
A ação será realizada sobre todo o território da capital. Porém, terá maior ênfase em ruas e avenidas de grande circulação de pessoas e veículos, nas orlas, além de entradas e saídas das praias.
As blitze serão distribuídas de forma estratégica e não serão apenas nos finais de semana.
Ano Novo
As equipes estarão dispostas para fazer a manutenção do fluxo de veículos e interdições nos pontos de shows e foguetórios na Orla de Camburi, Santo Antônio e Grande São Pedro.
Um drone com câmera térmica será utilizado para auxiliar a visualização dos espaços e da multidão.
O operador do drone terá conexão direta com as equipes da rua para orientar as demandas ou melhorar o direcionamento.
Tecnologia
Serão 1118 câmeras de monitoramento espalhadas na cidade. São “olhos virtuais” que darão ao efetivo da Guarda de Vitória uma dimensão maior de atuação.
A Central de Monitoramento funciona 24 horas para detectar e repassar as demandas.
As câmeras com Inteligência Artificial possibilitam o registro da ocorrência, sem precisar que o operador esteja, o tempo todo, acompanhando as imagens para saber se houve um furto, uma movimentação estranha, uma colisão e outras tantas possibilidades.
Segurança no mar
O Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) terá efetivo reforçado. Até a primeira semana de janeiro, o efetivo passará de 56 guardas-vidas para 90.
Em Vitória, os guarda-vidas estarão distribuídos em 16 pontos-base. Além do atendimento de resgates, o Salvamar também irá realizar orientação e monitoramento de banhistas para evitar afogamentos, atendimento de crianças e idosos perdidos e ações educativas de limpeza e preservação das praias.
Salvamento
A orientação ao banhista é que, sempre que for à praia, fique próximo a um ponto-base do Salvamar.
Os guarda-vidas de Vitória também serão responsáveis pela segurança na água durante eventos aquáticos. O horário de atendimento é das 7h às 19 horas.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários