Mais câmeras nas ruas para flagrar acidentes e crimes
Entre as vias que irão ganhar equipamentos estão quatro pontos da rodovia BR-101 e a Avenida Audifax Barcelos, na Serra
Escute essa reportagem
O programa Cerco Inteligente, que conta com 1.414 câmeras em 310 pontos nas vias capixabas, incluindo as divisas com outros estados e entre os 78 municípios, vai ganhar um reforço no monitoramento.
Mais câmeras serão instaladas nos pontos já existentes para flagrar crimes, acidentes, auxiliar nas investigações que resultam em prisões, recuperar veículos roubados ou furtados, combater o transporte escolar irregular e clandestino, entre outros exemplos. Entre as vias que irão ganhar câmeras está a Avenida Audifax Barcelos, na Serra.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) informou que para finalizar a implantação total dos equipamentos, aguarda a autorização da concessionária responsável pela gestão da BR-101 para a instalação de oito câmeras em quatro pontos localizados na rodovia.
Outros pontos que serão contemplados não foram revelados por questões estratégicas.
Após a instalação, os equipamentos passam por validação e testes e, somente a partir daí, vão passar a funcionar integralmente.
Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran-ES, destacou que desde abril de 2022 o Cerco contribuiu para a recuperação de 1.389 veículos que haviam sido roubados ou furtados.
Já Guilherme Pacífico, subsecretário de Comando e Inovação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), reforça que a tecnologia de reconhecimento facial instalada em câmeras de videomonitoramento é uma ferramenta que vem dando resultados.
O projeto, lançado em 2024, já ajudou a prender 45 criminosos. “Ainda é um projeto piloto. Nós estamos testando todas as possibilidades. Temos dois grupos de trabalho, um para testar a tecnologia, constituir protocolos, procedimentos operacionais para as polícias poderem trabalhar com essa tecnologia”.
O outro grupo prepara uma licitação para adquirir mais licenças desse reconhecimento facial. “A estratégia é adquirir mil licenças neste ano, podendo chegar a 4 mil. Nós queremos fazer a licitação, comprar e colocar em funcionamento. Essas licenças são administráveis, não quer dizer que cada licença eu preciso comprar uma câmera. Pelo contrário, a gente aproveita o parque tecnológico de câmeras existente”, disse Pacífico.
O programa
Atualmente, o Cerco Inteligente é composto por 1.414 câmeras em 310 pontos espalhados nas vias do Estado.
Os dados captados são processados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
Curiosidades
2.503.030 é a frota atual de veículos no Estado.
A média de passagens de veículos captadas pelo Cerco Inteligente por dia é de 3,5 milhões.
Balanço com resultados do Cerco Inteligente
Desde abril de 2022, o Cerco contribuiu para a recuperação de mais de 1.389 veículos frutos de furto ou roubo, colocando o Espírito Santo entre os maiores índices de recuperação do País.
Por meio do Cerco Inteligente e de operações integradas de fiscalização, foram recuperados, do ano passado até o momento, 18 dos 28 veículos que constam com indicativo de clonagem e têm sido monitorados pelo Detran-ES.
Comentários