Maioria dos casos de problemas na visão podem ser evitados
Especialistas explicam que muitas pessoas perdem a visão de forma total ou parcial por não irem ao oftalmologista
Escute essa reportagem
A visão é um dos cinco sentidos do ser humano e é classificada por especialistas como o mais importante dentre eles. É por meio dela que se tem a percepção de até 80% dos detalhes do ambiente em que se está inserido.
Mesmo sendo um assunto relevante, existem muitas pessoas que perdem a visão de forma total ou parcial simplesmente por não visitarem um oftalmologista com regularidade.
Segundo um levantamento da International Agency Prevention Blindness (IAPB), uma agência inglesa que promove a saúde ocular, oito em cada 10 casos de perda de visão e deficiência visual no Brasil poderiam ser evitados.
De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o problema é que as pessoas procuram um profissional adequado somente no momento que sentem que possuem algo errado. No entanto, Queiroz explica que isso é um risco, já que a procura tardia pode resultar em perda da visão.
“Muitas doenças oculares, como o glaucoma, são silenciosas. A pessoa vai perdendo a visão de forma gradativa e se acostumando com a situação. Apenas no momento em que sente muito incômodo procura o profissional. Neste momento, já não é possível recuperar a visão”, explicou.
A oftalmologista Liliana Nóbrega explica que essa falta de cuidado das pessoas com os olhos pode ser explicada pela deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A população é muito grande. É praticamente impossível que o SUS atenda todas as pessoas. Devido às filas, os cidadãos decidem não procurar atendimento”, opinou a médica.
Outro fato que chama atenção é que praticamente todos os problemas oculares podem acontecer em qualquer momento da vida.
“Crianças precisam fazer o teste do olhinho quando nascem. Idosos também precisam se consultar com frequência, já que estão na fase de envelhecimento do cristalino, que faz com que enxerguem com dificuldade”, pontuou Queiroz.
Já a oftalmologista Marilia Vilas Boas Reis Lourenço destaca o glaucoma como a maior preocupação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui 900 mil casos da doença.
“É grave. Envolve pressão intraocular. Contudo, se diagnosticada em exame de rotina, de forma prematura, pode ser estacionada”, disse.
SAIBA MAIS
Periodicidade
> O indicado pelos especialistas é que pessoas saudáveis visitem o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
> Já pacientes com algum problema ocular precisam visitar o profissional pelo menos três vezes ao ano. Crianças precisam fazer o teste do olhinho quando nascem.
Diagnóstico precoce
> Faz com que a maior parte das doenças sejam curadas ou estacionadas. A maioria dos problemas oculares são silenciosos, por isso, quando os pacientes sofrem alguma perda de visão, já é tarde para recuperar.
Fonte: Especialistas citados
Comentários